Topo
pesquisar

Chipset, o que é?

Informática

O chipset é um dos principais componentes de uma placa-mãe.

Olá pessoal, meu nome é David Calixto. Sou bacharel em Sistemas de Informação e pós-graduando em Redes de Computadores.

Este é meu primeiro artigo no Escola Brasil, espero poder contribuir com o aprendizado de todos no que diz respeito à informática.

O artigo de hoje diz respeito a um componente de hardware que poucos conhecem, até mesmo técnicos da área desconhecem sua importância e o desprezam na hora de montar um PC. Estou falando do chipset. Resolvi começar falando do chipset, exatamente por ele ser esquecido por muitos, mesmo sendo tão importante na arquitetura de um computador.

O chipset (conjunto de chips) é um dos principais componentes de uma placa-mãe. Em uma placa-mãe existem diversos componentes que se comunicam entre si e todos se comunicam com a memória e o processador. Para haver esta comunicação, é necessário que haja um controle, este é efetuado pelo supracitado chipset. Geralmente o chipset divide-se em "ponte norte" e "ponte sul". O chipset ponte norte é de alta velocidade e responsável pelo controle da comunicação entre a memória principal (RAM) e o processador (CPU) e em alguns casos faz a comunicação também com barramentos de alta velocidade, como o famoso "PCI EXPRESS". Já o ponte sul é responsável pela comunicação dos diversos periféricos de uma placa, tais como o HD e as portas USB. Além disso, o chipset é quem determina a quantidade e frequência máximas e o tipo de memória que uma determinada placa-mãe terá, dentre outras funções de hardware.

Vale lembrar que o vídeo e o som onboard também são circuitos integrados no chipset.

Em resumo, toda placa-mãe possui dois chipset, ponte norte e ponte sul, estes são responsáveis por realizar todo controle dos diversos componente existentes e determinar certos padrões, como a frequência máxima da memória e do processador e o tipo de HD a ser utilizado, por exemplo. Em alguns casos o controlador de memória é implementado no prórpio processador, neste caso a placa-mãe possui apenas um chipset. Assim, podemos concluir que, ao projetar a montagem de um computador, a escolha da placa-mãe com um chipset adequado à necessidade e claro, de boa qualidade é altamente relevante, pois, irá interferir diretamente na comunicação entre os seus componentes, o que pode gerar um problema no desempenho caso esta comunicação não seja eficiente.


Publicado por: David Calixto Gomes dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola