Topo
pesquisar

URSS

História Geral

URSS, RSFS da Rússia, Federação Russa, Comunidade de Estados Independentes, ex-repúblicas soviéticas, A Rússia é uma Democracia Federal.
A RSFS da Rússia começou em 7 de novembro de 1917, na revolução russa. Em 10 de julho de 1918 a Constituição Soviética de 1918, onde a RSFS foi oficialmente criada, é aprovada, junto com a RSS da Ucrânia, a RSS da Bielorrússia e a RSFS Transcaucásica, que formaram a União Soviética no ano de 1922, mas se tornaram oficiais em 1924.
A RSFS da Rússia se separou da URSS em 12 de dezembro de 1991, catorze dias antes que a URSS não existisse mais. Junto com o desaparecimento da URSS, a RSFSR saiu do sistema socialista soviético e reformou a economia e a política. Mudou seu nome para Federação Russa, e fez a Comunidade de Estados Independentes, que reúne as ex-repúblicas soviéticas (com exceção da Estônia, Letônia e Lituânia).
A capital é Moscou (ou Moscou em português ). Além da capital, outras cidades importantes são São Petersburgo (onde fica a maior academia militar do mundo), Vladivostok, Rostov, Novosibirsk, entre outras. A economia russa é das mais ricas do mundo e em constante crescimento graças às exportações de petróleo, gás natural etc.
A Rússia é uma Democracia Federal, dividido em três poderes: Legislativo, Executivo e Justiça, que são independentes uns dos outros. As decisões políticas são tomadas na assembléia federal russa que é constituída por duas câmaras: a Duma e o Conselho Federal. A Duma (em russo Государственная дума, Gosudarstvennaya Duma) é o parlamento russo com 450 deputados. Qualquer cidadão russo (ou com nacionalidade adquirida) com mais de 21 anos pode ser eleito deputado da Duma. Todas leis a serem aplicadas em toda o  país têm de ter aprovação com maioria absoluta na Duma.
O presidente é a autoridade máxima do estado, protetor da constituição, dos direitos e das liberdades dos cidadãos e tem de adicionar qualquer medida para proteger a integridade da soberania russa. É ele que representa a Rússia nos encontros diplomáticos.
O presidente é eleito através do voto livre, popular, direto, universal e secreto para um mandato de 4 anos, podendo ter somente mais um único mandato. Qualquer cidadão russo pode ser candidato a presidente desde que tenha mais de 35 anos e 10 de permanência nos territórios.
Uma vez eleito, deve proferir a seguinte frase na sua tomada de posse:
"Клянусь при осуществлении полномочий Президента Российской Федерации уважать и охранять права и свободы человека и гражданина, соблюдать и защищать Конституцию Российской Федерации, защищать суверенитет и независимость, безопасность и целостность государства, верно служить народу".
"Juro exercer os poderes que a Federação da Rússia me concede, de proteger os direitos do Homem e do cidadão, de vigiar e defender a Constituição, de proteger a soberania e a independência do território, de modo a servir com justiça o povo."
O atual presidente da Rússia é Vladimir Vladimirovitch Putin (em russo Владимир Владимирович Путин).

Publicado por: yuri alexandre

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola