Topo
pesquisar

Salazarismo

História Geral

Salazarismo, O que é o salazarismo, Onde surgiu o salazarismo, Em que aconteceu o salazarismo, Em que ano acabou com o salazarismo, Qual o motivo que levaram o fim do salazarismo.

Em 1932, em Portugal, aconteceu o período da ditadura. Instaurada pelo primeiro ministro António de Oliveira Salazar, que se elegeu deputado pelo partido Centro Católico. Em 1926, um golpe de Estado derrubou o governo republicano e instaurou uma ditadura militar. Salazar ocupou o cargo de ministro das Finanças por apenas 13 dias.

Em 1928 voltou a ser chamado pelo governo, foi incapaz de resolver a crise financeira do país. Como ministro da Fazenda, rapidamente controlou não apenas as finanças, mas toda a política.

Em 1932 tornou-se primeiro-ministro e instaurou uma ditadura inspirada no fascismo, conhecida como salazarismo. No mesmo ano transformou a governista União Nacional no único partido de Portugal. Proibiu greves, estabeleceu a censura, reprimiu a oposição e organizou uma polícia política.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Portugal manteve-se neutro, apesar de sua afinidade ideológica com o Eixo. Em 1958 o governo aboliu o direito ao voto. Logo depois, a recusa de Salazar em conceder independência às colônias africanas deu início a guerras de libertação em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.

Em 1968 Salazar sofreu um derrame cerebral e foi afastado do poder. Morreu dois anos depois em Lisboa. O fim do salazarismo só aconteceu com a Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974.

História Geral - Meu Artigo


Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola