Topo
pesquisar

Relacionar dentro do contexto da reforma protestante o pensamento de John Wcliff e Henrique VIII

História Geral

No final da idade media, a palavra Reforma era usada com o significado de purificação interior do crente
 
No final da idade media, a palavra Reforma era usada com o significado de purificação interior do crente.

E com os descobrimentos marítimos, a revolução econômica e o renascimento cultural.

Dando inicio a idade moderna, que modificou o sentido da palavra reforma correspondendo a uma revolução no terreno religioso questionando a igreja católica, que tinha o poder absoluto na Europa ocidental na idade media.

E com a organização dos estados nacionais, através da aliança do rei com a burguesia, a igreja começa a perder seu poder material e espiritual que exercia sobre as pessoas.

Um dos primeiros a criticar a ganância e o fundamentalismo da igreja, foi John wycliff nascido na Inglaterra e formado em Oxford em leis canônicas e municipais.

E com seu anticlericarismo arrebatava estudantes de universidades para pregar o evangelho simples na linguagem popular e escrevendo folhetos que criticava os padres que gostavam de perseguir moças e beber, mais do que cumprir os deveres espirituais.

E sua obra mais importante foi à tradução da bíblia em inglês, e com isso sendo perseguido, morre em 1384, de morte natural.

E isso foi apenas uma brisa que a igreja católica iria enfrentar, e dois séculos depois seria um turbilhão de problemas marcando idade moderna.

E em 1509 a 1547, no reinado de Henrique VIII, rei da Inglaterra, que era um seguidor ferrenho da igreja católica promove a reforma anglicana não com o intuito humanístico e social como à do Wycliff, mas com uma preocupação política e financeira.

E isso acarretou o rompimento com a igreja e em 1534, decretou o ato de supremacia se tornando o chefe da igreja da Inglaterra.

E no contexto da reforma protestante podemos avaliar a idéia desses dois personagens.

Um era professor universitário e outro um rei dependente da burguesia e tendo os dois saídos da própria igreja concluímos que a reforma protestante se originou no ventre da “igreja mãe”


Publicado por: jocimar vieira dos santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola