Topo
pesquisar

Regime Taliban

História Geral

Regime Taliban, um dos regimes fundamentalistas islâmicos mais radicais da história, as proibições e obrigações, a desagregação causada pelos conflitos, o radicalismo.

De 1995 a 2001, o grupo Taliban comandou no Afeganistão um dos regimes fundamentalistas islâmicos mais radicais da história.

Os homens foram obrigados a usar barba e as mulheres, proibidas de sair de casa sem a burca (traje que cobre todo o corpo, incluindo o rosto), freqüenar escolas e trabalhar. Cinema e televisão foram proibidos.

Aproveitando-se da desagregação causada pelos conflitos, os talibans que regressavam das madrassas no Paquistão, acabaram por banir praticamente todas as manifestações culturais que considerassem contrárias à religião.

O radicalismo chegou a ponto de, em março de 2001, o regime destruir duas gigantescas e milenares estátuas de Buda, consideradas patrimônio cultural da humanidade. Sete meses depois, o país inteiro estava sob bombardeiro das forças dos EUA e do Reino Unido.


Publicado por: Robinson L Sezanowitch

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola