Topo
pesquisar

Comuna de Paris

História Geral

Comuna de Paris, origem da Comuna de Paris, os objetivos da Comuna de Paris, os membros da Comuna de Paris, duração da Comuna de Paris, lider da Comuna de Paris.

Os trabalhadores da capital francesa tomaram ressentimento e ódio pela humilhação da derrota de Paris para os Alemães. Adeptos do costume de manifestar abertamente seu descontentamento, os operários saíram às ruas para protestar. No ano de 1871, rebelaram-se contra o governo republicano e constituíram um comitê central, que decidiu criar um órgão de governo revolucionário.

Estava criada a Comuna de Paris, composta por cerca de noventa membros, eleitos por votação universal, todos eles identificados com a luta pelo socialismo. Diante do levante, o governo burguês republicano de Thiers fugiu para Versalhes, onde começou a reunir forças militares para voltar a capital. Porém a Comuna adotava a bandeira vermelha, estabelecia a separação entre a Igreja e o Estado, abolia o trabalho noturno nas padarias e adotava outras medidas em defesa dos trabalhadores.

Mas a reação das classes dominantes não se fez esperar. No dia 21 de maio, as tropas de Versalhes invadiram Paris, dando início à semana sangrenta, na qual foram mortos 20 mil partidários da Comuna, além de mulheres e crianças. Nas semanas seguintes, 38 mil rebeldes foram presos e 7.500 deportados. A Comuna de Paris durou 72 dias, foi a primeira forma de poder operário.


Publicado por: Eliene Percília

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola