Topo
pesquisar

O Quadro das Desigualdades no Brasil

Geografia

O Quadro das Desigualdades no Brasil, O que o capitalismo modifica o Quadro das Desigualdades no Brasil, O que é o Quadro das Desigualdades no Brasil, O Quadro das Desigualdades no Brasil na década.

O Brasil é um país capitalista de economia menos desenvolvida, por isso passou sucessivas crises, a mais agravante ocorreu na década de 80, que ficou caracterizada como “a década perdida”, por causa dos poucos investimentos na infra-estrutura, aumento da pobreza e pouco crescimento econômico.

Após o período de crise, o Brasil começou a elevar seu crescimento e aumentou o PIB (Produto Interno Bruto), no entanto a concentração da renda continuou inserida na sociedade, e o predomínio da classe dominante sobre a classe dominada reforçou ainda mais a sociedade de classes, característica do capitalismo, de modelo excludente e concentrado.

Na década de 90 houve um crescimento acentuado na economia brasileira, na circulação de mercadorias e capitais, além da inserção do Brasil no processo de globalização, esse desenvolvimento propiciou uma melhoria na qualidade de vida da população e um acesso maior ao consumo.
Embora a desigualdade seja um elemento sempre presente em todas as sociedades capitalistas, no Brasil não é diferente.

O parâmetro da pobreza e seus critérios podem receber graus de classificação, nos quais apresentam as seguintes características:

Pobreza: reflete a realidade de vida de uma porção de pessoas, realidade presente na sociedade brasileira, isso significa que a renda não garante o sustento básico (saúde, educação, transporte e lazer).

Desigualdade: Caracteriza-se pela diferença no padrão de vida das pessoas que compõe a sociedade, significa o percentual de ricos, pobres e classe média.

Renda per capita abaixo da linha da pobreza: Pessoas com rendas anuais menores que 370 dólares.

Indigentes: Estado de miséria ou de pobreza extrema, cujo rendimento não é suficiente nem para suprir as necessidades básicas de alimentação, com rendimentos inferiores a 275 dólares anuais.

Geografia - Meu Artigo


Publicado por: Eduardo de Freitas

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola