Topo
pesquisar

Influência do Clima e da hidrografia na Europa

Geografia

Clique e saiba qual é a influência do Clima e da hidrografia na Europa.

índice

1. Os rios europeus são importantes elementos presentes na história e no desenvolvimento do velho continente.

Clima

Vários fatores influenciam o clima europeu; latitude, relevo, maritimidade, correntes marítimas ( corrente do Golfo) e ventos da região Ártica, do Saara e principalmente do Oceano Atlântico.

O clima de maior ocorrência na Europa é o temperado continental. Na porção norte ocorre clima subpolar; na porção sul, clima mediterrâneo; no litoral ocidental, clima temperado oceânico; nas areas de dobramentos modernos, clima frio de montanha.

No clima temperado continental, a amplitude térmica  é maior que no temperado oceânico. Essa diferença decorre da maritimade, que mantém as temperaturas mais constantes ao longo do ano no clima temperado oceânico.

Hidrografia

?Com superfície  relativamente pequena e relevo pouco uniforme, a Europa não possui rios do porte do Amazonas (Brasil) ou do mississipi (Estados Unidos). Apenas na grande planicie russa os cursos percorrem maiores distâncias. Apesar disso, a rede hidrográfica europeia, bem como seus mares e oceanos, tem sido fundamental na história e na econômia do continente.

A hidrografia europeia foi essencial para o desenvolvimento das relações comerciais do continente, pois possibilitou o transporte de grande quantidade de produtos agrícolas a baixo custo. Os muitos rios europeus de planícies possui longos trechos navegáveis, facilitando o comércio entre diferentes regiões.

Enquadram-se nesse caso os rios Volga, Danúbio e Reno, além do Rio Tâmisa, na Inglaterra, e do Rio Sena, na França.

 


Publicado por: Fernando Mariz

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola