Topo
pesquisar

Impactos Ambientais Negativos na Cidade de Viçosa

Geografia

Impactos ambientais, Viçosa, Esgoto, Lixo, Construções irregulares, Poluição Provocada por Automóveis, Poluição Visual, Classificação dos impactos,...

1 - Esgoto

A cidade de Viçosa sofre com esse grave problema ambiental, pois grande parte do esgoto produzido na cidade vai direto para o córrego São Bartolomeu. Isso acaba trazendo danos à qualidade de vida da população, da fauna e da flora da cidade. O esgoto pode trazer diversos problemas ambientais, dentre os quais: odores desagradáveis; estético, denegrindo a imagem da cidade além de servir de criadouro de mosquitos, inclusive os transmissores de doenças.

Uma melhora no sistema de capitação de esgoto, além da criação de estações de tratamento, feitas principalmente pelo órgão responsável por este setor, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) ajudaria a minimizar o problema causado, já que o córrego é o principal aqüífero da cidade.

2 - Lixo

Este tema não é devidamente tratado na cidade de Viçosa, pois com apenas uma caminhada pelo centro da cidade, pode-se perceber quanto lixo está jogado nas ruas da cidade, além de ser jogado também no córrego que corta o município, o São Bartolomeu, o que acarreta grandes danos a cidade.

Campanhas realizadas pela prefeitura, pelas escolas, por ONG’s, e também outros órgãos responsáveis, para a conscientização da população sobre o seu papel na diminuição da poluição na cidade, poderia diminuir o problema causado pelo lixo na cidade, reduzindo uma grande parte do lixo que é jogado em locais impróprios.

Outras medidas que podem ser tomas para a diminuição do problema, são as coletas seletivas do lixo, a reciclagem, uma melhora do sistema de coleta de lixo realizada pela prefeitura e a construção de um aterro controlado.

3 - Construções Irregulares

São várias as construções com estatuto irregular na cidade de Viçosa, principalmente na Avenida P. H. Rolfs, onde são visíveis vários prédios, dentre outras construção, que não respeitaram as leis urbanísticas da cidade. A população da cidade sofre como um amento muito grande no número de habitantes, principalmente devido ao número de estudantes da Universidade Federal de Viçosa, o que acarreta uma procura cada vez maior por moradia. As construtoras com isso realizam grandes construções, principalmente na área central da cidade, e ainda nas margens do ribeirão São Bartolomeu, e acabam visando somente o lucro se esquecendo de obedecer às leis que vigoram.

Esse problema é de difícil resolução, já que os interesses comerciais falam mais alto que os ambientais. A prefeitura municipal (Secretaria de Obras, Câmara de Vereadores) deve realizar uma fiscalização mais rigorosa em relação às novas construções, podendo contar inclusive com o apoio da população, para evitar que se continue desrespeitando as leis ambientais da cidade.

4 - Poluição Provocada por Automóveis

A poluição provocada pelo número cada vez maior de automóveis que circulam no centro da cidade de Viçosa acaba acarretando danos à saúde população da cidade, como alergias, stress, doenças respiratórias, dentre outras.

Uma medida possível para procurar minimizar os danos causados por essa poluição seria o rodízio de veículos na cidade, o que diminuiria o número de automóveis circulando, diminuindo assim a porção de poluição lançada no ar. Uma lei criada pelos vereadores em conjunto com a secretaria de trânsito, ou mesmo uma regulamentação, depois da realização de estudos eficientes sobre a aplicação de tal medida, poderia minimizar o problemas, diminuindo a circulação de veículos automotores no centro da cidade. Outras leis antipoluição também ajudariam na redução do problema.

Outra medida cabível seria o estímulo ao uso do transporte coletivo na cidade, através de campanhas realizadas pela prefeitura, em conjunto com a empresa responsável pelos coletivos da cidade. O aumento do número de passageiros nos coletivos diminuiria a proporção de automóveis circulando, principalmente no horário comercial, assim seria reduzida a quantidade de gases lançados no ar da cidade.

5 – Poluição Visual

O centro da cidade de Viçosa é alvo de grande poluição visual, seja pela grande presença de cartazes e faixas de divulgação de interesses de uma minoria, ou até mesmo pela pichação e depredação realizada em alguns locais.

Esse tipo de poluição acaba gerando uma imagem negativa do local, já que sua estética fica comprometida, e o cidadão que ali transita, acaba se tornando apenas um espectador e consumidor, deixando de exercer seu papel de participar ativamente da dinâmica da cidade.

Esse problema pode trazer outros prejuízos, já que se pode notar no centro da cidade, nas vias que possuem um tráfego maior de veículos e pedestres, uma grande concentração desse tipo de poluição. Isso pode acabar retirando a atenção dos motoristas e também dos transeuntes, causando às vezes alguns acidentes.

A Prefeitura da cidade poderia criar leis para diminuir esse problema, proibindo de se colar cartazes e faixas em alguns pontos da cidade, além de manter uma fiscalização contínua e eficiente para que estas leis sejam obedecidas. Os donos das edificações também poderiam ajudar a combater esse tipo de poluição, pintando suas paredes e evitando que as mesmas sejam pichadas, além de proibir de serem colados faixas e cartazes em seus muros.

Classificação dos Impactos

Na classificação da importância dos problemas relacionados, foi utilizado o critério de danos a um maior contingente populacional, levando-se em conta os impactos sofridos diretamente pelo córrego São Bartolomeu, já que a população da cidade conta com o córrego como principal fonte de água disponível.

Pela importância do córrego pela cidade, os impactos que foram citados primeiros têm uma importância grande devido aos problemas que causam ao córrego. Os últimos impactos relacionados talvez não causem nenhum tipo de problema direto ao córrego.


Publicado por: Rafael Said Bhering Cardoso

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola