Topo
pesquisar

Ecologia Política: O Árduo Caminho para o Desenvolvimento Sustentável

Geografia

Confira uma reflexão sobre qual seria o caminho para o desenvolvimento sustentável.

Uma das questões centrais desse campo de estudos, é a concepção de desenvolvimento como mero crescimento econômico. Essa concepção coloca à margem esferas vitais ao desenvolvimento pleno da sociedade, tais como: os anseios sociais e ambientais.

O modelo de desenvolvimento vigente sufoca as relações sociais e ambientais em detrimento do acúmulo de capital, ou seja, colocam-nas como submissas e subordinadas aos interesses meramente econômicos.

Tendo como estopim o caos provocado pelas relações conflituosas apontadas acima, é de se esperar que haja alguma mobilização social em torno dessa temática; ou a realidade está posta e temos de silenciar-nos e aceitarmos essa sina?

Tomando como referência conceitual a ecologia política, paulatinamente, a sociedade tem se organizados à luz de um desenvolvimento mais justo, qualitativo e abrangente, o árduo caminho para o desenvolvimento sustentável.

Surgida no contexto do “sucateamento” ambiental, resultante de uma síntese de análises empíricas e conceituais, a ecologia política visa abarcar questões educacionais, cooperativas, sustentáveis e solidárias, para que haja comunhão e sincronia na relação sociedade x natureza.

Cabe-nos, portanto, buscarmos incansavelmente um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável, onde os selos verdes sejam prósperos e não apodreçam.


Publicado por: André Henrique

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola