Topo
pesquisar

Destruição da VIDA

Geografia

Destruição da VIDA, adaptação do ser humano ao meio em que vive, o capitalismo e o lucro garantido, a resposta da natureza, aquecimento global, agressão ao meio ambiente.

 

O ser humano sempre buscou adaptar-se ao meio em que vive, fazendo modificações que lhe trouxeram mais conforto e segurança. A biosfera, parte do planeta que reúne as condições para o desenvolvimento da vida, acaba sendo ameaçada com diversos problemas ambientais, graças a antroposfera, parte do mundo que resulta do ajustamento da natureza às necessidades humanas, em outras palavras, é todo o espaço natural que foi modificado pelo homem no seu processo de adaptação.

Com tudo o que vem acontecendo, o ser humano vem apenas olhando para o capitalismo, o lucro garantido, passando por cima de qualquer que seja o obstáculo, mesmo que custe a sua própria existência. O meio ambiente sofre inúmeras calamidades, reunindo a ganância e a irresponsabilidade do homem, frente às atitudes tomadas por ele, que estão num processo acelerado de destruição e extinção da humanidade.

A natureza está respondendo às chamadas do homem, está lhe devolvendo todas as transformações que este, por sua vez, fez sem pensar nas conseqüências que isto poderia lhe causar. É assustador, mas não podemos fingir que não está acontecendo. Rios poluídos, escassez das águas, desmatamentos, queimadas, e principalmente a poluição do ar, estão causando o chamado “aquecimento global”, o que causa este intenso calor que já não sabemos mais como reagir, ou melhor, até sabemos como reagir, mas não fazemos nada.

O ser humano se esquece que, ao prejudicar a natureza, responder agressivamente ao meio ambiente, é como se respondesse para ele mesmo, acabasse consigo e com a sua própria vida, tudo que foi feito até agora está se transformando em um grande caos ambiental, ou poderíamos dizer, um caos da vida humana.

Estudos já realizados mostram que, daqui há alguns anos, e não são muitos, a temperatura do planeta só tem a aumentar, elevando-se e causando mais danos a saúde humana, mas, o homem ainda tem a possibilidade de mudar a visão de mundo e tentar melhorar a situação.

Não podemos nos esquecer que, o que já foi feito passou, o que cabe fazermos agora é não cometer os mesmos erros, termos a consciência de que tudo é fruto de um sistema, e que devemos transformar a forma de lidar com esse sistema.


Publicado por: Diego Augusto Doimo

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola