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Projeto Mega Avaliação

Você já conhece os benefícios do Projeto Mega Avaliação? Clique e confira!

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Devido o atual momento que passa a nossa sociedade, enfrentando crises econômicas além das mais variadas dificuldades educacionais, surge em nós que fazemos a atual educação pública, à necessidade de formular situações e metodologias, que visam principalmente à melhoria na qualidade do aprendizado de nossos alunos. Por tanto foi a partir de observações feitas pelo modelo utilizado pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que veio a ideia da “MEGA AVALIAÇÃO”. Esse tipo de projeto visa uma série de benefícios, entre eles podemos destacar: Maior controle das secretarias de Educação dos Municípios que adotarem esse sistema, com relação ao processo de aprendizagem bimestral. Com relação aos alunos, uma verdadeira carga de responsabilidade será direcionada aos mesmos, no sentido de aumentar o dever e a responsabilidade, diante dos estudos e do desempenho de cada um deles individualmente.

Para que esse tipo de avaliação inicie-se, é necessária uma mudança inicialmente no tipo de diário escolar onde serão registradas as notas bimestrais. Hoje os diários tradicionais necessitam de acordo com a disciplina estudada, que sejam feitas por bimestre no máximo três avaliações, na mega avaliação será feita apenas uma avaliação por bimestre, essa avaliação seguirá os moldes do Enem, ou seja, professores designados pela secretaria de educação de cada disciplina em curso, do quadro efetivo do município, irão elaborar as respectivas avaliações a cada bimestre, podendo a secretária de educação mudar os professores responsáveis pela elaboração a cada bimestre. Essas avaliações seriam aplicadas no mesmo dia e horário em todas as escolas do município, observando-se que será necessário um tipo de prova para cada turno por motivos óbvios. Cada professor que aplicar a prova poderá ao final da mesma, com o apoio de um espelho de correção, corrigir as avaliações que estão sob sua responsabilidade, facilitando assim a colocação da mesma no diário de classe, além da devida observação referente a cada aluno que será enviado a secretária de educação, para posterior análise. Aos professores durante todos os bimestres, ficará a incumbência de ministrar os conteúdos e preparar os alunos para as Mega Avaliações Bimestrais. Os conteúdos ministrados pelos professores, em cada disciplina e série deverão ser elaborados por todos os professores do quadro efetivo, em reunião pedagógica prévia antes de cada bimestre, onde os mesmos devem unir-se por área, produzindo desta forma o plano de curso a ser seguido por toda rede municipal de ensino.

No novo diário escolar deverá com relação às notas, conter apenas dois espaços por bimestre, onde no primeiro ficará a nota adquirida por cada aluno por bimestre, e o segundo espaço ficara a disposição da secretária de educação, para analisar cada caso em que o aluno não alcance o objetivo, ou seja, a média necessária. Ficando ao critério da mesma a permissão ou negativa ao aluno do direito de fazer uma recuperação, que ficará a critério do professor da disciplina onde o aluno encontra-se devidamente matriculado. Para que o aluno tenha direito a fazer a recuperação bimestral, será pré-requisito necessário, que esse aluno assista a uma determinada quantidade de aulas de reforço, em dia e local pré-determinado pela secretaria de educação, e que seja em turno oposto ao das suas aulas normas.


Publicado por: JORGE LUCENA

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