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Ferramentas de autoria: a importância de sua utilização no processo ensino-aprendizagem

A importância da utilização de ferramentas de autoria no processo ensino-aprendizagem.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Um dos grandes paradigmas que vivemos é a sensação de tempo escasso para as tarefas do dia-a-dia. No caso dos educadores, este problema é amplificado devido à necessidade de produzir conhecimento de forma célere e eficiente, visto a demanda educacional estar em franco crescimento no Brasil.

Num mundo cada vez mais dinâmico, com a crescente exigência de capacitação das pessoas em maior quantidade e menor tempo, a Educação a Distância ocupa um lugar de grande importância. Dentro desta necessidade, as tecnologias de comunicação e informação (TICs) se desenvolvem com rapidez e se proliferam como nunca visto.

As demandas crescentes para criação de cursos customizados para os diversos públicos-alvo e a necessidade de tornar os alunos participativos do próprio processo de aprendizado, são desafios que nós educadores precisamos cumprir tanto nos treinamentos presenciais quanto nos treinamentos à distância. Por isso, o domínio de ferramentas tecnológicas se faz tão essencial, principalmente aquelas de simples manuseio.

Segundo Tarouco et al. (2005) a importância da tecnologia para os professores não é de torná-los meros expectadores e sim usuários das mesmas em conjunto com os alunos:

“O processo educacional está sendo afetado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e dessa forma, alguns professores que têm computadores a sua disposição começaram a utilizá-los no contexto educacional de forma que seu aluno pudesse construir seu conhecimento – enfatizando a participação e experimentação desse sujeito na construção de seu próprio conhecimento, por meio de suas interações, modificando as relações entre professor-aluno e também a sua abordagem pedagógica. (Tarouco, 2005, p.12)”.

Para que uma área de EaD seja assim chamada, são requeridos minimante dois tipos de tecnologia: os Learning Management Systems (LMS) e as ferramentas de autoria.

As ferramentas de autoria são dedicadas à criação de conteúdos, que inclui cenas, imagens, textos, movimentos e atividades lúdicas ou não. A partir da criação dos módulos de treinamento por estas ferramentas, seus conteúdos são exportados, geralmente, em padrão SCORM para o LMS.

O número de ferramentas de autoria para criação de conteúdos em EaD disponíveis para usuários passa de 200, o que ocasiona maior dificuldade em identificar quais as mais adequadas. Há queixas severas dos usuários non IT, tanto das empresas quanto do meio educacional, que trabalham para gerar conteúdos em EaD, de que tais ferramentas são muito caras e de difícil manuseio.

 Compará-las nos dias atuais está fora dos planos destes profissionais que precisam gerar conteúdos em EaD cada vez mais céleres e ao mesmo tempo tornar os alunos mais participativos do processo de aprendizado.

 Determinados módulos em EaD precisam de uma rápida criação para atender a demandas mais simples internas da empresa e de clientes. Contudo, a ferramenta de autoria mais difundida no mercado (Adobe Flash CS4/5 Pro) é de custo elevado e, ao mesmo tempo, superdimensionada para elaboração de conteúdos urgentes e de menor complexidade em termos de animações.

Na verdade, as ferramentas de autoria para o e-Learning vão muito além de escrever e processar textos. Elas possibilitam que professores ou instrutores integrem uma variedade de mídias para criar conteúdos de aprendizagem estimulantes e interativos, e algumas tornam possível transformar elementos digitais e objetos de ensino de cursos já existentes para que estes sejam reutilizados em novos cursos. A denominação “ferramentas de criação de cursos para o e-Learning” é provavelmente o termo mais apropriado para esta categoria de aplicativos, mas “ferramentas de autoria” é o termo escolhido – pelo menos até hoje.

O conteúdo customizado é a nova fronteira do e-Learning. Professores e instrutores têm tentado identificar meios para criar e publicar conteúdos on-line customizados para uso na Internet, intranet, ou cd-rom;  buscando com isso ampliar a eficácia de sua práxis didático-pedagógica. Alguns têm como prioridade a rápida disponibilização das informações críticas através de uma organização, enquanto outros querem controlar os cursos e ter independência de programadores. Muitas instituições educacionais tentam reduzir seus custos de treinamento desenvolvendo material para o e-Learning internamente. Qualquer que seja a razão, cada vez mais os profissionais envolvidos se veem na necessidade de continuar pesquisando funcionalidades, benefícios e custos das ferramentas de autoria, sempre visando o desenvolvimento do seu processo de ensino aprendizagem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MADRUGA, Roberto. O que é ferramenta de autoria. Obtido em http://www.conquist.com.br/artigos/item/31-artigos-sobre-rh-e-lideranca/147-o-que-e-ferramenta-de-autoria-authoring-toll-e-lms. Acesso em 27/06/2013.

TEIXEIRA, Gilberto. Introdução às Ferramentas de Autoria para o E-Learning. Obtido em http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/módulos/tecnologia-instrucional/introdução-às-ferramentas-de-autoria-para-o-e-learning#.Uc45uW2Ay8J. Acesso em 28/06/2013.


Publicado por: Rafael Ramos da Silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.