Topo
pesquisar

As Competências do Professor Intercultural

Educação

Você sabe quais são as competências do Professor Intercultural? Clique e descubra!

Introdução

As atividades realizadas pelo professor são sempre marcadas por desafios constantes e sempre com o objetivo de encontrar o melhor caminho do ensino e aprendizagem. É para ele trabalhar diversidade intercultural é necessário que ele tenha tamanha habilidade para entender aspectos como educação inclusiva, preparação técnica e entender a importância da tecnologia da informação.

Educação inclusiva

No mundo antigo, uma pessoa que nascia com um algum tipo de deficiência, esta deveria viver sobre condições que muitas vezes a sociedade a isolava por ser incapaz de aprender conhecimentos numa escola e contribuir para uma sociedade. Na sociedade atual, depois de vários estudos, ficou comprovado que uma pessoa deficiente tem condições de desenvolver habilidades através de um aprendizado diferenciado do conhecimento em unidades de ensino para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Desta maneira, as escolas têm um papel fundamental nesse aprendizado, oferecendo todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento deste aluno especial, e o professor como um importante facilitador para desenvolver técnicas que proporcione o aprendizado destes alunos.  

Preparação técnica dos professores

Atualmente é comum encontrar uma grande quantidade de ofertas de cursos de graduação de pedagogia e de pós-graduação em formação de professores para o ensino, o que é um ponto positivo para o desenvolvimento técnico da preparação para a carreira de docente. Porém, deve-se ter o cuidado de se avaliar a qualidade destes cursos, o que não se trata apenas de formar professores para o mercado de trabalho, mas formar profissionais que desenvolvam habilidades para serem facilitadores de processos de ensino e aprendizagem, e proporcione uma expansão do conhecimento além das fronteiras de um assunto em sala de aula que foi exigido numa ementa da disciplina. O professor deverá possuir técnicas para que o conhecimento que o aluno adquiriu numa unidade de ensino, ele desenvolva e contribua para o crescimento da sociedade.  

A formação dos cursos para professores deve ser bem atualizada, dinâmica e técnica de acordo com a evolução da sociedade cada vez mais diversificada e intercultural.

Importância da tecnologia da informação

A realidade que se tem no mundo atual é a sociedade da informação cercada das ferramentas de tecnologia, o que proporcionou um avanço muito importante na educação, otimizando a relação ensino e aprendizagem. As unidades escolares terão que dispor de vários recursos tecnológicos para que modelos pedagógicos sejam adequados a essas novas tecnologias com objetivo de favorecer novas competências de ensino dos professores e o desenvolvimento do aprendizado do aluno. Alguns professores têm resistência em aceitar este novo processo de tecnologia de informação no processo de ensino, como uma ameaça a qualidade do ensino. Mas eles precisam entender que a tecnologia da informação é uma realidade que facilita o processo de comunicação e o desenvolvimento do conhecimento.     

Cabem as unidades de ensino oferecer todo o aparato tecnológico necessário para que professores desenvolvam suas habilidades de ensino e os alunos possam também ter acesso a estas novas ferramentas de tecnologia para que essas competências sejam produtivas no crescimento da relação ensino e aprendizagem.

Conclusão

Contudo, perceber-se a como é desafiador para o professor trabalhar competências interculturais em meio a tantas situações como educação inclusiva que é uma realidade presente em nossa sociedade. Ser um profissional tecnicamente bem preparado para que o aluno amplie seus conhecimentos para o crescimento da sociedade. E que utilize a tecnologia da informação com uma poderosa ferramenta que proporciona um melhor desenvolvimento do ensino e aprendizagem.     


Publicado por: Levy de Queiroz Carmo

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola