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A importância da leitura e da escrita na educação básica

Como os educadores podem despertar o interesse pela leitura utilizando variados recursos e aplicando metodologias inovadoras.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Graduação em LETRAS da Universidade Luterana Brasileira –ULBRA /POLO BELEM /PA

“Pesquisar é questionar, é relacionar teoria e pratica num movimento de busca da competência e da inovação”.

Maria Fani Sheibel

sumario

Introdução................................................................5

1 Hipótese ...............................................................6

3. Objetivos .................................................................7

3.1. Objetivos gerais...................................................7

3.2. Objetivos específicos.............................................7

4.1. Justificativa ............................................................8

5.1. Metodologias .........................................................9

6. Recursos...............................................................10

6.1. Recursos financeiros...........................................10

6.2. Recursos institucionais.......................................10

7.1. Referências Bibliográficas..................................11

7.2. Referências bibliográficas...................................11

introdução

1.1. A importância da leitura e escrita na educação de forma lúdica e investigante é o assunto de nossa pesquisa, visando as dificuldades dos educadores em despertar o interesse pela leitura é que propomos formas de melhoria na educação utilizando os mais variados recursos e aplicando metodologias inovadoras como Mídia de Chocolate produzido por Inês Silvia Sampaio, Andréia Pinheiro Cavalcante e Alessandra Alcântara , entre outros.

hipotese

2.1. Partindo da realidade sócio cultural dos educandos em relação ao processo ensino e aprendizagem, verificamos que é necessário repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não apenas como informação. Partindo dessa realidade, consideramos imprescindível elaborar este projeto, com a intenção de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura.

objetivos

objetivo geral

_Formar sujeitos incansáveis do conhecimento num processo de formação das futuras gerações.

objetivos específicos

_ Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas.

_ Contribuir para a reflexão crítica no processo de socialização, através da interação família e escola.

_ Potencializar o processo de leitura com relação a educação e multimídias.

_ Transformar a simples informação em interesse pelo conhecimento, formando cidadãos preparados para a ciência tecnológica.

justificativa

4.1. À medida que a humanidade evolui, os desafios tornam-se cada vez mais difíceis, e como não poderia deixar de ser, essa evolução depende muito do desenvolvimento da educação, portanto devemos buscar cada vez mais ferramentas capazes de nos colocar na vanguarda das soluções, é por esse motivo que propomos as mais variadas formas de explorações textuais na relação ensino e aprendizagem como instrumento de apoio a tecnologia do futuro.

metodologia

Este projeto poderá ser realizado em qualquer área do conhecimento de forma sistematizada e contínua, ao longo do ano letivo, pois entendemos que desenvolver o gosto pela leitura, é um processo lento e deve ser trabalhado interativamente com as demais disciplinas curriculares como também a colaboração familiar e da direção da escola, centrado em um apoio cultural e político vinculado com diversos ambientes interativos e científicos, como os de universidades e prefeitura local para que possa ampliar as formas e recursos econômicos contribuindo assim, para a transformação da informação em grandes descobertas e conhecimentos e estimulando infinitamente seres pensantes.

6.recursos

6.1- Financeiros: Todos os recursos utilizados para elaboração do projeto foram de natureza pessoal.

6.2. Institucionais: Pesquisas através da internet _ Bibliotecas virtuais.

7.bibliografia

7.1. Livros de acesso a bibliotecas virtuais:

ARAÚJO, João Batista, OLIVEIRA.Tecnologia Educacional:teorias da educação.

GARCIA,Walter E.,Educadores Brasileiros do século XX.2005

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES.Comunicação e educação.USP-2000

SANTOS, Edmeia, ALVES,Elynn,Praticas pedagogicas e tecnologias digitais.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, Educação em questão. 1987

THUMS, Jorge,Acesso a realidade 3° edição –– editora ULBRA

SCHEIBEL, Maria Fan, VAISZ, Mariice Langaro. Artigo científico -Percorrendo caminhos para sua elaboração

SAMPAIO,Ines Silva, CAVALCANTE, Andreia,ALCANTARA Alessandra, Midia de chocolate – Estudos sobre a relação infância,adolescência e comunicação .

7.2. Acesso sites internet:

http://www.monografia.net/abnt/index.htm#INTRODUÇÃO

http://www.focca.com.br/cac/textocac/Estudo_Caso.htm


Publicado por: Luciane da Silva de Oliveira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.