Topo
pesquisar

A formação do professor atual

Educação

A relação entre a desqualificação do professor e o mal processo de formação,...

A desqualificação do professor, ocasionado por um mau processo de formação faz com que alguns indivíduos busque essa profissão por "facilidade de emprego" e complementação de renda, acomodando-se em uma escola privada de pequeno porte com baixos salários ou "sentados" em uma escola pública, onde a cobrança para atuar de fato como professor, é quase inexistente. Segundo o Caderno Pedagógico (Didática) da UDESC:

"A baixa exigência para o ingresso no magistério permitiu, também, por muitos anos (e ainda permite, em algumas situações), o acesso de leigos à docência, o que acaba sendo uma justificativa implícita para a má remuneração. Além disso, teoricamente, por tratar-se de um trabalho de jornada parcial e tipicamente feminino, o salário foi tido como complementar aos dos pais ou maridos. Assim, o magistério acabou sendo uma função para mulheres que trabalham meio período".

É evidente que existem professores que investem em sua formação, participando de estudos em grupos, projetos educativos, mas infelizmente é a minoria. Sendo a formação um requisito para o processo de transformação da educação, as universidades públicas ou privadas e mesmo as de educação à distância, deveriam, obrigatoriamente, fazer uma avaliação, ao que diz respeito ao processo vocacional de “ser professor", pois o professor deve, acima de tudo, ser responsável, comprometido, consciente da importância de seu papel social. E esse processo vai alem das salas de aulas das universidades, e excedem os muros das instituições educacionais.

"A nova perspectiva de profissionalização docente traz, para a formação docente, a concepção de competência profissional. Competência refere-se à capacidade de mobilizar múltiplos recursos, entre os quais chamamos a atenção para os conhecimentos teóricos e experiências de vida profissional e pessoal para responder às diferentes demandas das situações de trabalho. Essa concepção apóia-se, portanto, no domínio de saberes teóricos e práticos para a atuação em situações complexas".

Referências

Caderno de Educação a Distancia-UDESC-Didatica


Publicado por: elane silveira de aguiar bastos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola