Topo
pesquisar

Câmbio

Economia e Finanças

Câmbio, O que é o Câmbio, Como funciona o Câmbio, o Câmbio no Brasil, A importância do Câmbio, Quando surgiu o Câmbio.

O câmbio funciona como venda, troca ou compra de valores em moedas de outros países. Ele funciona como parte do sistema monetário internacional, facilitando a operação comercial entre países.

Em 1976, com os Acordos da Jamaica, a comunidade internacional tomou algumas decisões, uma delas foi o abandono do câmbio e a outra foi a legalização das taxas de câmbio flutuantes, ou seja, o preço de uma moeda em relação a outra.

Existem diversos tipos de câmbio, mas apenas dois tipos são mais usados, são eles o câmbio fixo e o flutuante. No regime de taxas fixas, O Banco Central tem a função de comprar ou vender moeda estrangeira, que muitas vezes é o dólar em um preço fixo em moeda nacional. No regime flutuante, a taxa de câmbio se altera de acordo com a oferta e necessidade do mercado.

No Brasil, até 1999 tinha um câmbio fixo, ou seja, a moeda brasileira tinha o mesmo valor do dólar, exemplo; US$ 1 era equivalente a R$ 1. Hoje em dia, estamos em um regime de câmbio flutuante.


Publicado por: Keilla Renata Costa

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola