Topo
pesquisar

A salvação está no curto prazo?

Economia e Finanças

A salvação está no curto prazo? Brasileiro imediatista, Poupança interna brasileira, PAC e a Reforma Universitária, cultura de nosso país, esperançam de um futuro melhor.

O brasileiro é imediatista. Ele consome desenfreadamente e não se guarda para um amanhã desconhecido. Os dados oficiais do governo nos mostram que a Poupança Interna brasileira não chegou a 22% do PIB em 2005.

Podemos comprovar isso também pelo crescimento das indústrias de entretenimento, afinal, o brasileiro prefere, por exemplo, levar o filho para passear todo final de semana à poupar dinheiro por um tempo a fim de custear um curso universitário do mesmo quando ficar mais velho. O problema está se agravando porque até o governo está entrando nessa dança.

As evidências dessa miopia temporal do governo podem ser vistas em dois importantes programas políticos atuais: o PAC e a Reforma Universitária. Apesar de perseguirem objetivos nobres, esses programas não se preocupam em responder a uma simples pergunta: e depois de tudo isso, o que acontecerá? No caso do PAC, depois de 2010, cessará o crescimento acelerado e o Brasil voltará a ser um eterno país “em desenvolvimento”? Ou no caso da Reforma Universitária, será que iremos passar o resto de nossas vidas distribuindo vagas nas universidades para negros e índios pelo fato de não terem tido uma educação básica digna?

Devemos reconhecer que nenhuma política pública é perfeita, mas isso não deve ser justificativa para concordarmos com atitudes do governo que “tapem buraco” de um problema a fim de perpetuarem outros.

Portanto, essa visão de salvação imediatista que enlaça a cultura de nosso país deve ser trabalhada a fim de ser posta de lado, para que tenhamos esperanças de um futuro melhor, afinal, quem fará esse futuro será o nosso presente.


Publicado por: Thiago Costa Holanda

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola