Topo
pesquisar

O que é diabetes?

Doenças e Saúde

doença que impede o organismo de assimilar suficientemente a glicose fornecida pela nutrição.

Nome dado à doença que impede o organismo de assimilar suficientemente a glicose fornecida pela nutrição: desse modo, os níveis do açúcar no sangue se elevam acima dos limites fisiológicos normais, com a consequente manifestação de sintomas mais ou menos graves.

Segundo pesquisas mais recentes, até 2030, cerca de 300 milhões de pessoas, em todo o mundo, serão diabéticas. Por ano, cerca de 200 mil pessoas morrem por causa da doença. No Brasil,  8% da população tem diabetes.

Tipos e sintomas

Existem dois tipos de diabetes: o melito e o insípido. O insípido é menos frequente, ao lado de algumas variedades secundárias. 

O primeiro sintoma que aparece na fase aguda do diabetes melito é o excesso de glicose no sangue (hiperglicemia), acompanhado quase sempre do excesso de glicose na urina (glicosúria) e da eliminação de grandes volumes de urina (poliúria). Também se padece fome e sede intensa, além de perda de peso. A sensação de fome vem do aumento da síntese de glicose a partir dos aminoácidos ou das proteínas. Outro sintoma é o aparecimento, no sangue e na urina, de corpos cetônicos resultantes do incremento do catabolismo das gorduras nos tecidos, especialmente no fígado.

Tratamento

Para pacientes do tipo melito, o tratamento é feito com a administração de insulina por via intravenosa, mas no diabetes de tipo adulto a doença pode ser controlada mediante a administração de medicamentos que diminuem os níveis de glicose. As quantidades de insulina, se forem muito elevadas, podem levar ao chamado coma hipoglicêmico, oposto ao diabético, caso em que se deve administrar glicose ao paciente.

No caso do insípido, o tratamento compreende medidas como a administração de hormônios de composição afim à da vasopressina (eficaz somente na modalidade supra-óptica), a redução da carga renal e a ingestão de fármacos diuréticos. Em caso de dúvidas, o paciente deve procurar o serviço médico. (Ricardo Santos é jornalista)


Publicado por: RICARDO SANTOS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola