Topo
pesquisar

Micose

Doenças e Saúde

Micose, O que é a Micose, O que causa a Micose, Os sintomas da Micose, os tratamentos para a cura da Micose, Os tipos de Micose.

A micose é uma doença causada por um fungo que ataca a pele, as unhas e o couro cabeludo.

O contágio se dá em contato com o fungo, que pode estar no chão, na água ou em toalhas e sapatos. O calor e a umidade favorecem a proliferação desses microorganismos, que se alimentam de queratina, a proteína presente na camada superficial da pele, das unhas e dos cabelos. Por isso, as chances de contaminação aumentam no verão.

Segundo especialistas, existem mais de 200 espécies de fungo. As micoses mais comuns são as de praia, que são manchas brancas na pele chamadas de Ptiriase versicolor, as de unhas, dos pés (frieira e pé-de-atleta) e a Tinea cruris, que atinge o couro cabeludo e a virilha.

Cada uma delas exige um cuidado diferente. As micoses de unhas ou dos pés são combatidas com medicamento contra fungos. Na Tinea o tratamento é feito com cremes, loções e xampus, indicados por um dermatologista.

Uma das formas de prevenir a doença é usar roupas leves e evitar o uso de tênis durante o verão. Enxugar bem o corpo, principalmente entre os dedos dos pés, pode evitar o aparecimento das micoses. Também não é aconselhável pisar em banheiros públicos descalço e deitar-se na areia da praia sem a toalha.

Estresse e doenças como diabetes, câncer e Aids, também facilitam aparecimento de micoses.

Doenças e Saúde - Meu Artigo


Publicado por: Keilla Renata Costa

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola