Topo
pesquisar

Lúpus

Doenças e Saúde

Lúpus, O que é o Lúpus, as causas dos Lúpus, o tratamento do Lúpus, que tipo de doença ela é, os tipos de Lúpus, O Lúpus discóide, O Lúpus sistêmico E o induzido por drogas.

É uma doença crônica de causa desconhecida em que ocorrem alterações fundamentais no sistema imunológico, principalmente nas mulheres.

O paciente desenvolve anticorpos que reagem contra suas células normais, afetando a pele, as articulações, os rins e outros órgãos. É o mesmo processo que acontece nas alergias.

O lúpus não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna e varia de pessoa para pessoas. É caracterizado por períodos de atividade e de remissão que podem durar semanas, meses ou anos. Alguns pacientes nunca desenvolvem complicações severas.

Existem três tipos de lúpus:

- O discóide
- O sistêmico
- E o induzido por drogas

Sintomas:

Os sintomas incluem erupções cutâneas, nas maçãs do rosto ou em forma de disco, fotossensibilidade, ulcerações na boca, feridas no nariz, artrite e inflamação das membranas que envolvem o pulmão e o coração. Muitas vezes os rins são comprometidos. Também podem existir sintomas neuropsiquiátricos, como convulsões e psicose. No sangue, o lúpus pode provocar anemia.

O tratamento:

O tratamento é individualizado e pode combinar vários medicamentos, como corticosteróides (são hormônios sintéticos, cópia da cortisona produzida pela glândula supra-renal), antiinflamatórios não esteróides, antimaláricos e imunossupressores (que diminuem a ação do sistema imune).

Algumas medidas ajudam a melhorar a vida dos doentes, como evitar a exposição ao sol ou usar filtro solar ao fazê-lo, nos casos em que houver fotossensibilidade. O uso de corticoesteróides pode provocar a retenção de sal, então o seu consumo deve ser diminuído. Sulfas, anticoncepcionais e outros, podem disparar a doença e devem ser evitados, assim como álcool e o fumo.

Também se deve dar atenção à postura e aos exercícios regulares, que ajudam a prevenir fadiga e fraqueza muscular.


Publicado por: Keilla Renata Costa

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola