Topo
pesquisar

Febre

Doenças e Saúde

Febre, o que é febre, o que a febre representa, os benefícios da febre, as consequências da febre, como controlar a febre, convulsões por febre alta, como cuidar de um febril com convulsões, como medir a febre.

Febre é o aumento da temperatura corporal acima de 37 graus Celsius. É um sintoma de infecção, inflamação ou outros fatores e doenças que alteram o funcionamento de uma estrutura cerebral que controla a temperatura corporal denominada hipotálamo.

O aumento da temperatura corporal pode destruir os microorganismos que são sensíveis à alteração de temperatura e aumenta as defesas naturais do corpo. Por esse fato, recomenda-se não intervir à temperatura até os 38ºC. A febre pode ser prejudicial se ultrapassar 40º, pois aumenta o consumo de oxigênio, diminui o rendimento cardíaco, provoca dor muscular, irritabilidade, mal-estar, astenia e anorexia.

Pode ser controlada com a ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação, compressas de água em temperatura ambiente na testa, axilas e virilhas, banhos com água morna e com antipiréticos.

Podem acontecer convulsões em menores de cinco anos que duram de segundos até minutos. Caso aconteça, deve-se colocar a criança de bruços com o rosto de lado para que se houver vômito a criança não engasgue. Deve-se, em seguida, procurar ajuda médica para detectar ou não algo mais sério. A febre é medida pelo termômetro clínico feito de vidro e mercúrio.

Doenças e Saúde - Meu Artigo


Publicado por: Gabriela Cabral da Silva Dantas

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola