Topo
pesquisar

Alergia

Doenças e Saúde

Alergia, o que é alergia, pessoas mais sensíveis à alergia, a classificação da alergia, alergia anafilática, alergia citotóxica, alergia imunocomplexos, alergia celular.

Alergia é um tipo de reação do organismo causada pela intolerância a certos produtos biológicos, físicos ou químicos. Quando o organismo recebe certa substância alérgena, o sistema imunológico, que atua na defesa do organismo, produz uma grande quantidade de produtos químicos como é o caso da histamina e esta desencadeia os sintomas alérgicos.

A alergia pode surgir em qualquer idade, mas normalmente aparece na infância. É bastante freqüente em pessoas que vivem no meio urbano, pois a quantidade de produtos químicos lançados no ar e contidos nos alimentos sensibiliza o corpo e o expõe a tais substâncias.

É também possível em pessoas que vivem no meio rural, mas é menos freqüente devido à alimentação saudável, sem agrotóxicos, corantes, conservantes e pelo ar menos contaminado de poluentes.
É classificada em:

• Tipo I ou Anafilática: É provocada por substâncias que se alojam nas células da mucosa respiratória, intestinal e da epiderme.

• Tipo II ou Citotóxica: É provocada pela produção de anticorpos contra órgãos e tecidos do próprio organismo.

• Tipo III ou Imunocomplexos: É provocada por complexos imunes que se depositam nos tecidos ou na corrente sanguínea.

• Tipo IV ou Celular: É provocada pelos linfócitos e linfocinas ao entrar em contato com o antígeno.

Doenças - Meu Artigo


Publicado por: Gabriela Cabral da Silva Dantas

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola