Topo
pesquisar

Sangue

Biologia

Sangue, o que é sangue, a constituição do sangue, o plasma, os leucócitos, as hemácias, as plaquetas, sangue arterial, sangue venoso, grupo sanguíneo, fator Rh, o auxílio do grupo sanguíneo e do fator Rh na divisão dos tipos sanguíneos e nas transfusões d

Sangue é um tecido líquido conjuntivo que rega todos os tecidos do organismo levando as substâncias nutritivas e o oxigênio necessário ao metabolismo. É constituído por plasma, leucócitos, hemácias e plaquetas.

O plasma é composto quase que na totalidade por água. Leva os hormônios, nutrientes e resíduos ajudando a manter a pressão sanguínea e transportando o calor corporal.

Os leucócitos também chamados de glóbulos brancos são produzidos na medula óssea cuja função é agir contra bactérias, células mortas, anormais ou infectadas.

As hemácias também chamadas de glóbulos vermelhos são feitos a base de gobulina e hemaglobina cuja função é transportar o oxigênio e o gás carbônico aos tecidos.

As plaquetas são megacariócitos produzidas na medula óssea cuja função é coagular o sangue impedindo hemorragias e fechando derramamentos de sangue.

Pode ser classificado como sangue arterial que é o sangue rico em oxigênio e circula nas veias pulmonares e nas artérias sistêmicas e sangue venoso que é pobre em oxigênio e circula nas veias sistêmicas e nas artérias pulmonares.

Pode ser ainda dividido quando ao grupo sanguíneo e quanto ao fator Rh. O grupo sanguíneo de um indivíduo pode ser A, B, AB ou O e o fator Rh por ser positivo (+) ou negativo (-). Essa divisão permite a divisão de tipos sanguíneos e a transfusão sanguínea entre indivíduos compatíveis entre si.

Biologia - Meu Artigo


Publicado por: Mariana Araguaia

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola