Topo
pesquisar

Registro de novas espécies de Heteropsis Kunth para a flora do estado do Amapá, Brasil.

Biologia

Registro de novas espécies de Heteropsis Kunth para a flora do estado do Amapá, Brasil, acervo do Herbário Amapaense - HAMAB, Heteropsis salicifolia, H. tenuispadix.

As espécies de lianas pertencentes ao gênero Heteropsis Kunth, tem sido registrada sua ocorrência nos mais diversos ecossistemas amapaenses, com exceção do ecossistema cerrado, que ainda não foi registrada nenhuma coleta nesse bioma.

É um gênero com distribuição pan-tropical, possui cerca de 10 espécies catalogadas nos herbários amazônicos e grande parte delas, com possível ocorrência no estado do Amapá.
Muito embora, das espécies ocorrentes na Amazônia, o Amapá já tenha oito espécies identificadas no acervo do Herbário Amapaense – HAMAB. O presente trabalho objetiva registrar a ocorrência de três novas espécies de Heteropsis Kanth para o estado, bem como, fazer a atualização da lista de espécies do gênero, tombadas no HAMAB. O levantamento corresponde às coletas efetuadas entre 1983 e 2006.

As novas ocorrências de espécies para o Estado foram Heteropsis salicifolia, H. linearis e H. tenuispadix, perfazendo um total de oito espécies desse gênero registradas, a saber: Heteropsis flexuosa (H.B.K.) Bunting; Heteropsis linearis A.C.Sm; Heteropsis longispathacea Engl.; Heteropsis melinonii (Engl) A.M.E. Jonker e Jonker; Heteropsis oblongifolia Kunth; Heteropsis salicifolia Kunth; Heteropsis steyermarkii G.S. Bunting e Heteropsis tenuispadix G.S. Bunting. Sugere-se a efetuação de novas coletas em outros ecossistemas, para uma maior representatividade de espécies. (Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA e Agência de Desenvolvimento da Amazônia – ADA).


Publicado por: kelton silva sena

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola