Topo
pesquisar

Noções de Bioenergética

Biologia

Que tal conhecer algumas noções sobre a Bioenergética? Clique e confira!

Há de se pensar por que a maioria dos estudantes se assustam ao falar de Bioenergética, por acharem complexo em sua visão, porém existem métodos de aprendizagem no qual utilizo, que irão facilitar a sua absorção neste conteúdo da Biologia que é fascinante.

Porém, para iniciarmos esse processo pedagógico e nos aprofundarmos sobre, é necessário que possamos ter algumas noções sobre bioenergética. 

Mas isso, faremos agora, vamos lá...

Sabemos que dentro da Bioenergética haverá um processo no qual chamamos de Metabolismo Celular e é nele onde são realizadas as reações químicas que por meio do CONTROLE da AÇÃO de enzimas, tais atuarão como catalizadoras para a aceleração desse processo.

Portanto, há uma divisão dos componentes celulares no quais serão destacados abaixo:

1) Membrana: No qual é formada de Lipídeos ( Gorduras ) e Proteínas = No qual chamamos de CAMADA LIPOPROTÉICA, na qual haverá o chamado PROCESSO SELETIVO onde haverá a escolha de substâncias que entram e que saem.

2) Núcleo: É o comando das atividades celulares e é onde contém o DNA que constitui todo o material genético.

3) Citoplasma: Localizado entre a membrana e o núcleo, no qual possui um colóide, que é a parte líquida onde podem ser encontrados compostos inorgânicos, tais deles como, água e sais minerais.

Na verdade, alguns orgânulos celulares que compõem a membrana plasmática, desempenham diversas funções, as Mitocôndrias por exemplo elas realizam o processo de Respiração Celular, já os Ribossomos desempenham o papel da síntese de proteínas.

Processo Metabólicos Celulares

  • A - O transporte de materiais, pode ocorrer tanto no interior da membrana, no qual como dito anteriormente, haverá o tal do processo seletivo, onde haverá escolha de substâncias que irão entrar e sair. Como também pode ocorrer no interior da célula, no qual haverá a circulação de substâncias por meio do citosol e quem realiza esse tipo de transporte, é o RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO.
  • B - Na Respiração Celular há etapas que serão recebidos nutrientes que servirão como fonte de energia. A GLICOSE por exemplo, nela haverá uma quebra dentro do citoplasma por meio desse processo de respiração celular, como também da fermentação. O início dela ocorrerá no CITOSOL e o TÉRMINO ocorrerá nas MITOCÔNDRIAS ( que são organelas dotadas de DNA ). Importante salientar que esse processo é aeróbio, ou seja, há presença do gás oxigênio.
    Na verdade, esse processo irá gerar gás carbônico e água, também liberação de energia em forma de calor, e essa parte da energia que é liberada, ela é temporariamente armazenada na molécula de ATP ( adenosina trifosfato ).
    A Fermentação ela ocorrerá APENAS no CITOSOL, trata-se de um processo anaeróbio, ou seja, não há a presença do gás oxigênio.

Luana C.
Professora Universitária Unicamp


Publicado por: Luana C.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola