Topo
pesquisar

Mutualismo e Prootocooperação

Biologia

Mutualismo e Prootocooperação, O que é Mutualismo e Prootocooperação, Como ocorre o Mutualismo e Prootocooperação, Qual a finalidade de Mutualismo e Prootocooperação, As características de Mutualismo e Prootocooperação.

 


Um exemplo de mutualismo

Mutualismo é o agrupamento ou junção entre dois seres vivo de espécies diferentes que mantêm uma relação de cooperação mútua, isso quer dizer que um depende do outro oferecendo de alguma forma algo necessário a manutenção da vida.

 No mutualismo as espécies envolvidas não podem viver separadamente, quando isso ocorre pode provocar alguma alteração no metabolismo podendo ocasionar a morte das duas espécies.

O caso de mutualismo em que as duas espécies conseguem se separar, sem perigo de comprometer nenhuma das espécies envolvidas, é denominado de prootocooperação. Um exemplo comum desse processo é quando um bovino possui carrapatos ou bernes, esses são alimentos para algumas aves, então se verifica que além de servir como alimento ainda contribui para diminuir o incômodo dos bovinos.

Inquilismo


No Inquilismo, termo que nos fornece uma idéia de inquilino e que lembra moradia é voltado realmente para esse raciocínio, pois inquilismo é quando uma espécie depende de outra para lhe servir como moradia (ex.bromélias e orquídeas que vivem nas árvores).

Parasitismo


É a relação de duas espécies de seres vivos, em que um parasita retira seu sustento da matéria do outro ser.
Nesse, o hospedeiro é duplamente útil, pois serve de moradia e ainda fornece alimento, os parasitas que tem suas atividades externamente possuem o nome de ectoparasita, já os parasitas que agem nos órgãos internos dos hospedeiros recebem o nome de endoparasita.

Predatismo


É a relação entre dois seres vivos, onde há uma dependência alimentar em que um é o predador que caça, o outro é a presa que vai servir de alimento ao predador (ex. a onça e o veado).

Competição

É a luta entre dois ou mais seres vivos por um elemento da natureza, a luta por alimento é muito comum, ocorrem confrontos entre os animais, a competição pode ser entre dois seres da mesma espécie ou de espécie diferente, que são respectivamente denominados de intra-específica e interespecífica.


Publicado por: Eduardo de Freitas

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola