Topo
pesquisar

Mural Científico

Biologia

Estratégia de ensino com a seleção de temas referentes aos conteúdos desenvolvidos no decorrer das aulas de cinências naturais ou biológicas,...

A construção e a organização do Mural Científico é a sugestão de uma estratégia de ensino, com a seleção de temas referentes aos conteúdos desenvolvidos no decorrer das aulas de Ciências Naturais ou Biológicas numa ação integrada com os alunos, buscando a contextualização e a construção do conhecimento. Aqui selecionamos alguns temas que poderão ser modificados de acordo com a série e os conteúdos a serem desenvolvidos pelo professor:

  • Sistema circulatório: hipertensão arterial e doenças cardíacas.
  • Sistema respiratório: asma, doenças do sistema respiratório.
  • Qualidade de vida: exercícios físicos, alimentação equilibrada.
  • Meio ambiente: impactos ambientais.
  • Hábitos de higiene e Tipos de Higiene: social, ambiental e corporal.

Etapas da Organização de um Mural Científico:

1ª etapa: Levantamento de notícias

Solicitar (em aulas anteriores) que os alunos tragam recortes de jornais ou revistas contendo notícias sobre doenças (ou outro tema em estudo) causadas por algum dos seres estudados nas aula de ciências. Recomendar aos alunos que conforme for encontrando notícias, referentes aos assuntos desenvolvidos em aula, que as entreguem para o professor colecioná-las, a fim de dar continuidade ao trabalho temático na construção de novos murais.

2ª etapa: Seleção e organização das notícias

Após cada mês, organize uma sala de leitura junto com os alunos e informe que eles irão ler as notícias (trazidas por eles), que você colecionou. É importante fazer o levantamento e selecioná-las dando continuidade ao mural. Lembre-se que as notícias não deverão se repetir.

Em seguida, organize cada uma das notícias de acordo com a temática. E, ordene-as segundo as datas.

3ª etapa: Pesquisa

O professor irá dividir a classe em grupos de acordo com a temática, exemplo: tipos de doenças, problemas ambientais, higiene, etc.

Motive os grupos a procurarem mais informações sobre o tipo de doença (ou outra temática) pela qual o grupo foi responsabilizado; Apresente sugestões de livros, enciclopédias, revistas, sites etc. Informe-os sobre o desenvolvimento da pesquisa, por exemplo, que ele poderão pesquisar as formas de contágio, prevenção, sintomas, tratamento, etc. Defina isso com os alunos.

4ª etapa: Construção do mural

Em seguida, peça sugestões sobre títulos, organização e disposição das notícias, presença ou não de figuras. Para isso, o professor poderá fazer alguns questionamentos:

  • Que título terá o mural?
  • Como vocês relacionarão as notícias trazidas com as informações?
  • Haverá figuras ou fotos? Onde elas entrarão?
  • Nessas figuras haverá legendas?
  • Que material será utilizado para fazer o mural?

Informe sobre a importância de fontes bibliográficas, pois essas darão crédito às notícias apresentadas e divulgadas no mural.

5ª etapa: Organização do mural

Inicialmente defina com a turma o espaço e a localização do mural, dentro ou fora da sala de aula? Caso decidam pela exposição fora da sala, combine com os grupos a possibilidade da apresentação de seus trabalhos, oportunizando para a escola o acesso à informação a partir da percepção dos alunos, enquantos atores de seu processo de investigação e construção do conhecimento científico.

Estabeleça um horário de apresentação para os grupos.

Permaneça como mediador no decorrer das apresentações, a fim de solucionar as possíveis dúvidas e valorizar o trabalhado educativo construído em conjunto com os alunos.

Na apresentação do mural defina com os alunos a metodologia a ser empregada. Se em sala: possibilite a interação entre os grupos (para que apresentem os trabalhos uns para os outros), privilegiando o empenho da turma, a construção do conhecimento, a socialização, a dinâmica no processo de organização do mural e o resgate da interação professor-aluno no decorrer da aprendizagem. Caso, ocorra no pátio e nos corredores da escola, defina o tempo e o espaço para valorizar esse momento e intermediar a construção do conhecimento com as demais turmas no espaço escolar.


Publicado por: Edvania Santos Correia

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola