Topo
pesquisar

Jararaca

Biologia

Caracterização científica da jararaca.

Nome científico: Bothrops jararaca

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Ophidia
Superfamília: Xenophidia
Família: Viperidae
Género: Bothrops

Outros nomes
Ponta-de-lança

Distribuição
Esta serpente habita em largas áreas da América do Sul, nomeadamente no Norte da Argentina, Brasil e Venezuela. O habitat preferido destas cobras são os terrenos agrícolas, se bem que também se encontrem junto aos grandes aglomerados urbanos, já que aí encontram alimento com grande facilidade.
O veneno desta espécie é altamente letal para os humanos e para os animais domésticos, pelo que qualquer dentada destas serpentes necessita de tratamento hospitalar ou veterinário urgente.

Alimentação
A base da alimentação destes animais são os pequenos roedores, sobretudo ratos, contudo a sua dieta pode incluir também outros répteis e batráquios.

Estado de conservação
Não corre grandes riscos de desaparecimento.

Reprodução
As jararacas são ovovivíparas, portanto as crias desta espécie já nascem completamente desenvolvidas e prontas para caçar ao fim de algumas horas. Normalmente, e por ninhada, nascem cerca de 18 pequenas serpentes.

Tamanho
Os animais desta espécie costuma ter cerca de 1,2 metros, embora ocasionalmente se possam encontrar alguns um pouco maiores, dependendo da idade e da abundância de alimento.


Publicado por: ana cristina

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola