Topo
pesquisar

Bioquímica introdução

Biologia

Biquímica introdução, Componentes inorgânicos, Compónentes orgânicos, Ácidos Nucléicos, Fotossíntese, Água, Proteinas, Enzimas.

A bioquímica é uma ciência que estuda principalmente a química dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos.

Os bioquímicos utilizam ferramentas e conceitos da química, particularmente da química orgânica e físico-química, para a elucidação do sistema vivo. É frequentemente confundida com a biologia molecular, a genética e a biofísica, que são áreas de estudo profundamente relacionadas com a bioquímica mas distintas entre si.

A bioquímica é voltada principalmente para o estudo da estrutura e função de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras biomoléculas. Recentemente a bioquímica tem se focalizado mais especificamente na química das reações enzimáticas e nas propriedades das proteínas.

Algumas de suas pesquisas são exames de sangue, células tronco e DNA.

Podemos dividir a Bioquímica em duas partes:


1. Componentes inorgânicos;
1.1Água; (garante a nutirção dos seres vivos e matem a temperatura de cada um um)
1.2 Sais Minerais; (vem dos alimentos q ingerimos, garente nutrição do corpo)

2. Compónentes orgânicos;
2.1Carboidratos;
2.2Proteinas;
2.3Proteinas;
2.4 Enzimas;
2.5 Vitaminas;
2.6 Ácidos Nucléicos (DNA e RNA);
2.7 Respiração;
2.8Fotossíntese;


Publicado por: Rayanne Rodrigues Freire

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola