Topo
pesquisar

Animais Invertebrados

Biologia

Um forma dinâmica e interativa de ensino acerca dos animais invertebrados analisando sua morfologia e fisiologia,...

   O estudo e a identificação dos animais invertebrados de forma dinâmica e interativa permitirão a compreensão acerca da importância ecológica desses animais analisando a sua morfologia e fisiologia como critérios para a sistemática, para a prevenção de doenças, para o reconhecimento de sua atuação no equilíbrio dos ecossistemas, a partir da aplicação de recursos didáticos alternativos.

Tópicos a serem explorados dentro do tema:

  • Sistemática do Reino Animal
  • Morfologia e fisiologia dos Invertebrados
  • Caracterização do Filo Arthropoda quanto à morfologia estrutural e fisiologia.
  • Demonstração do Kit sobre Morfologia dos Invertebrados.
  • Utilização de Recursos metodológicos para construção da aprendizagem.

Objetivo: propiciar de forma dinâmica e interativa a compreensão acerca dos animais invertebrados analisando a sua morfologia e fisiologia como critérios de sistemática a partir de recursos didáticos alternativos.

Material: exemplares de animais invertebrados: em resinas, fichários,  material plástico e, ou, através de coletas no campo; lupa, papel madeira, pincel atômico, régua, figuras de animais invertebrados, papel ofício,revista velhas, lápis e borracha.

Fundamentação teórica: Sistemática do Reino Animalia; Morfologia e fisiologia dos Invertebrados ( Filo Arthropoda).

Procedimento: após a fundamentação teórica e apresentação do painel de classificação do reino Animalia. Focalizaremos o “filo dos artrópodes” por sua relevância entre os invertebrados. Em seguida haverá a formação dos grupos. E, cada grupo de alunos receberá um exemplar de invertebrado como pressuposto para proceder à sistemática dentro do filo Arthropoda ( construindo a sua própria ficha classificatória com o desenho do animal, a descrição, a identificação, a caracterização e a classificação). Através da observação, da pesquisa bibliográfica, da comparação e análise de cada espécime. Após será feita a socialização pelos grupos acerca daconstrução do conhecimento científico desenvolvido  sobre cada exemplar de invertebrado investigado. E, o professor, fará a apresentação do painel de invertebrados com as exemplares do Filo Arthropoda presentes no quadro de sistemática desse filo para que os alunos possam comparar  as suas produções científicas com áquelas já organizadas pelos sistematas e avaliar suas concepções e produções acerca desse tema.

Avaliação: observar a interação, a organização dos conceitos, a caracterização, a identificação do exemplar e a forma de solicialização de cada grupo. Recolher cada ficha de classificação produzida pelos grupos e divulgar a nota a ser atribuída ao trabalho em grupo. E, se possível afixar os trabalhos produzidos pelos alunos.

Sugestões complementares: confecção com os alunos de jogos contendo os representantes dos grupos do Filo Arthropoda e dos demais filos de invertebrados. Também utilização de leituras com textos complementares sobre a biodiversidade e a importância ecológica dos invertebrados.


Publicado por: Edvania Santos Correia

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola