Topo
pesquisar

A adolescencia e a fertililidade

Biologia

Mudanças que as meninas experimentam durante os anos de puberdade.

Explanaremos sobre as muitas mudanças que as meninas irão experimentar durante os anos de puberdade. Muitas mudanças ocorrem no corpo da menina, mudanças essas ainda mais complexas do que o do menino, porque precisa preparar-se para a tarefa complicada da maternidade. A maneira como o corpo da mulher funciona para produzir a vida humana é um dos engenhos mais belos de todo o universo. Observemos esse processo por um momento.

A vida humana começa com uma pequenina célula, tão pequena que você não poderia vê-la sem um microscópio. Esta primeira célula da vida é chamada de zigoto, que começa a dividir-se e a crescer no útero da mãe.

O órgão que chamamos de útero é um lugar especial localizado na parte inferior do abdome. O útero é uma bolsinha especial que serve como ambiente perfeito para um embrião que está crescendo e se desenvolvendo. (Embrião é o nome dado para um bebê em seus primeiros estágios de desenvolvimento).

Muitas são as necessidades do bebê no que se refere a aquecimento, oxigênio e nutrição são constantemente satisfeitos pelo corpo da mãe durante os nove meses antes de seu nascimento. Qualquer problema surgido nesses primeiros dias (nos três primeiros meses especialmente), e a criança morrerá. O embrião é extremamente delicado, e o corpo da mãe precisa estar em boas condições físicas a fim de satisfazer as exigências da criança que está crescendo.

Para que o corpo da menina possa desempenhar estas funções, a adolescente passa por muitas mudanças durante a puberdade. Um desses importantes desenvolvimentos é chamado de menstruação, do qual você já ouviu certamente falar. Este é um assunto que as meninas precisarão compreender muito bem nos dias que virão. Muitas escolas fornecem esta informação para as meninas na quinta ou sexta série, e talvez o que exponho agora seja apenas uma recapitulação do que você já ouviu antes. Todavia, acho que é importante que os meninos também entendam este processo, apesar de eles serem raramente informados adequadamente sobre o mesmo.


Publicado por: Wagner

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola