Topo
pesquisar

Água: Economizar Para Ganhar

Atualidades

Você já ouviu falar no Projeto “Água: Economizar Para Ganhar”? Clique e conheça-o.

Estamos enfrentando nos dias atuais um grande problema relacionado diretamente com o abastecimento de água em quase todas as regiões do Brasil, e como não poderia ser diferente, a nossa região nordeste também esta sendo castigada com os vários problemas de desperdício por parte de algumas pessoas, que infelizmente ao que parece ainda não se deram conta da dimensão desse problema, que é a falta de água. Isso sem falar na falta de iniciativa por parte das autoridades em lançar projetos e programas, que estimulem a população a economizar água evitando o máximo possível os vários desperdícios que se tornam comuns a cada dia.

Visando tomar uma iniciativa positiva no sentido de contribuir na redução do desperdício, pensamos no Projeto “Água: Economizar Para Ganhar”, esse projeto deveria ter duas vertentes, a primeira seria confecção, produção e distribuição de cartilhas informando de forma específica, os problemas causados pela falta d’agua e que cuidados devem ser tomados, no sentido de evitar o máximo o desperdício desse elemento tão importante e necessário para a nossa vida. Essa Cartilha deverá conter principalmente ilustrações claras e objetivas para que as pessoas que não são alfabetizadas possam identificar claramente as informações contidas nas cartilhas. A segunda vertente será ilustrar na mesma cartilha, uma quantidade de prêmios que será doado aquele consumidor que de acordo com a sua redução mensal em metros cúbicos de água, lhe será garantida uma premiação. Esse controle poderá ser feito pela instituição fornecedora de água em convênio com a prefeitura ou qualquer outra instituição responsável, onde os consumidores levariam suas contas para um cadastro inicial, e dai em diante todo mês em havendo redução no seu consumo mensal, deverá dirigir-se ao posto de cadastro para comprovar a redução, e receber o seu prêmio. Esse prêmio pode ser desde uma simples bacia ou balde até mesmo uma caixa d’agua, o que poderá ser estipulado pela comissão de acordo com a economia alcançada pelo consumidor. Dessa forma o consumidor estará sendo incentivado a economizar, e a obter prêmios que lhe ajudaram a armazenar e consequentemente economizar água. Como sugestão essa premiação poderá ser adquirida incentivando a iniciativa privada, a fornecer tais produtos recebendo em contra partida dos órgãos públicos a redução ou perdão de impostos.

Essa é nossa contribuição no sentido de evitar que a nossa região, passe por momentos mais difíceis do que nós estamos passando nesse momento, diante de uma ameaça constante de racionamento devido à falta de água que hoje atinge nossos reservatórios, e diante da falta imediata de atitudes das autoridades, acho que com uma clara informação, somado a uma atitude incentivadora e com cada um fazendo a sua parte, nós podemos vencer mais essa ameaça com a graça de Deus


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola