Topo
pesquisar

A Maioridade Penal e a Redução Necessária

Atualidades

Clique e confira uma reflexão acerca da Redução da Maioridade Penal.

O tema que vem gerando grandes discussões e muita polêmica é à redução da maioridade penal no Brasil, não é segredo pra ninguém o caos, e a desordem que o país vivencia hoje nos seus quatro cantos, principalmente quando o assunto é a segurança pública, essa polêmica fica cada vez mais acalorada, diante dos anúncios divulgados por parte dos poderes legislativos, que sinalizam a possibilidade de que, a qualquer momento o assunto entrará em pauta para votação no senado e na câmara Federal.

Diante da pressão e da falta de apoio por parte dos governos, a população em sua grande maioria coloca-se a favor da redução da maioridade penal. Para ter ideia do que estou falando, basta qualquer um fazer uma simples pesquisa em casa, no trabalho ou na própria rua em que mora, e terá ideia do descontentamento do povo, diante das várias ações criminosas praticadas pelos menores infratores, que de forma epidêmica aumentam a cada dia que passa, tomando conta de esquinas, ruas e até de bairros, cometendo as mais terríveis atrocidades.

A certeza da impunidade, aliada às mentes criminosas de maior idade torna-se um grande atrativo, para aqueles jovens, que vivem hoje as margens do afeto e dos cuidados dos pais, que pela falta dos mesmos se debruçam em uma liberdade promíscua, cheia de prazeres, onde o interesse está direcionado puramente ao prazer e a esbórnia, em um mundo sem limites de ordem, deveres nem tão pouco respeito. É óbvio que a redução da maioridade penal não ira resolver o problema, mas ira frear o que a cada dia beira a margem do absurdo. Cabe a nossa sociedade exigir a redução da maioridade penal, e junto com ela à locação adequada para esses menores infratores. Proporcionando aos mesmos a responsabilidade, o respeito e a interação necessários à integração junto a nossa sociedade.   

É verdade que a locação dos menores infratores para o nosso atual sistema penitenciário não é uma medida a ser pensada, porém o estado possui subsídios e poderes suficientes, para transformar, os locais onde hoje os mesmos são levados na forma de internato, para locais adequados e que com o apoio do exercito Brasileiro, e de profissionais da psicologia, pedagogia e religião, possamos levar a eles o verdadeiro valor de uma sociedade cidadã, honesta e cumpridora de seus deveres. A redução da maioridade penal não deve ser tomada como solução definitiva, mas no momento como medida necessária.


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola