Topo
pesquisar

A importância do estrado de borracha na indústria

Atualidades

O que é o estrado de borracha? Clique e confira a sua importância para a indústria.

Caracterizado como Equipamento de Proteção Coletiva, o estrado de borracha tem papel fundamental para a proteção e qualidade de vida do trabalhador. Poucas pessoas notam, mas certas fábricas ou até ambientes abertos têm seus solos cobertos pelo estrado. Mas afinal, o que é o estrado de borracha?

O estrado de borracha é um tapete com propriedades ergonômicas e isoladoras de eletricidade produzido a partir de algum tipo de borracha. Suas medidas podem ser variadas e ele é necessário sempre que há presença de água ou eletricidade em algum local. Também é indicado em locais onde o trabalhador circule ou fique de pé com frequência.

Como o estrado de borracha é fabricado?

Para a fabricação do estrado de borracha, a fabricante precisa seguir certas normas técnicas: NBR 14039, ASTM D-1048 e Norma Regulamentadora 10.

Dentro destas especificações técnicas, são fixados requisitos que a fabricante precisa seguir para produzir um estrado de borracha de qualidade. Compradores da indústria precisam se lembrar de perguntar aos seus fornecedores se essas orientações estão sendo seguidas. Quando está dentro do esperado, o material será capaz de isolar a tensão elétrica e remover o risco aos transeuntes.

Além disso, o estrado também estará dentro das adequações para apresentar ergonomia aos usuários.

Os modelos de estrado de borracha:

Pode haver dois estrados disponíveis na hora da compra. É importante que a fábrica saiba exatamente qual é a sua demanda, pois isso irá influenciar o modelo escolhido. Locais que contam com água em abundância em volta, como piscinas, banheiros, partes externas de hidrelétricas e similares devem contar com o estrado de borracha com furos. Isso porque a água é escoada pelos furos e mantém o material sem excesso de líquidos.

Por outro lado, na parte interior de uma fábrica, central ou indústria, o ideal é a utilização do estrado sem furos, pois além de isolar a tensão elétrica, ele conta com elementos de maior resistência e pode suportar com longevidade o fluxo contínuo de indivíduos.

A importância na indústria

O estrado de borracha pode ser aplicado em centrais, fábricas, transporte de animais (indústria equestre), entre muitas outras utilidades. Por ser um item de segurança, possui grande demanda no mercado e acaba sempre tendo como efeito a contratação de novos profissionais, que aproveitam as vagas abertas no mercado.

Fonte: http://www.3rplasticos.com.br/estrado-de-borracha


Publicado por: Thiago Castriotto

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola