Topo
pesquisar

A batalha entre o Jornalismo tradicional X Jornalismo Online.

Atualidades

O Jornal impresso está perdendo espaço para a internet.

Dizem que o jornal impresso está com seus dias contados por conta da preferência de público pela internet. O jornalismo online começou a fazer parte da vida das pessoas há pelo menos dez anos e a partir daí começou a ganhar mais a confiança das pessoas por causa do imediatismo que está presente nas notícias e que não é possível no jornalismo tradicional impresso.

Com a popularização da Internet e a expansão do ciberespaço, os veículos passaram a migrar para a web. Não resta dúvida que o jornal impresso está ligado a uma série de pequenos prazeres para algumas pessoas, como, por exemplo, tomar o café da manhã abrindo lentamente as páginas de um jornal, selecionar as notícias que quer ler sem uma ordem de importância, comentar sobre as novidades do futebol, ver qual filme está passando nos cinemas, ficar com os dedos pretos devido a tinta, isto é um ritual que muitas pessoas ainda gostam de fazer e por isso não abrem mão de seu exemplar impresso.

As mídias tradicionais sempre tiveram um tipo de interação, seja nas seções de cartas dos leitores ou telefones das rádios para se comunicarem, porém é no jornalismo online que esta interação vem ganhando força e espaço pelo fato dos comentários em tempo real. Muitos veículos impressos estão migrando para o ambiente virtual, colocando conteúdos exclusivos para a rede, uma vez que perceberam a necessidade de abastecer este ambiente com notícias de “furo de redação” e não mais com apenas uma cópia da notícia do meio impresso.

É impossível reunir tudo o que os leitores querem saber em um jornal que devem ser entregues as seis da manhã, por isso a instantaneidade, que permite o acesso imediato às notícias é entregue ao leitor de forma online.

Outro fato é que a internet possibilita abrir as portas do mundo para o leitor de qualquer lugar do planeta por isto a mídia impressa vem perdendo leitores a cada dia. Estamos no meio de uma revolução da informação onde ninguém mais quer recortar uma notícia e guardar ela em uma pasta, hoje em dia está tudo muito mais virtual, você tem acesso à matéria online e transforma ela em uma imagem, assim consegue mostrar a todos via e-mail ou redes sociais.


Publicado por: Cíntia Albuquerque Bittencourt

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola