Topo
pesquisar

XlV Bienal Internacional de Escultura de Carrara

Artes

Bienal Internacional de Escultura de Carrara é um evento cultural organizado pela primeira vez em 1957, em Carrara.

A Bienal Internacional de Escultura de Carrara é um evento cultural organizado pela primeira vez em 1957,em Carrara,na Itália,e ideado pelo parlamentar e carrarese Antonio Bernieri.

O intuito,bem sucedido, do italiano era o de exaltar e confirmar o papel de Carrara como capital mundial do mármore.Carrara é uma cidade italiana da região da Toscana, com cerca de 65.560 habitantes.

Quando criada,o cenário internacional já havia a Bienal de Veneza(1895),a Carnegie International de Pitsburgo(1836),a Bienal de Whitney Museum (1932),a Bienal de São Paulo (1951),mas a Bienal de Carrara,diferenciado-se das demais, deu uma própria singularidade e especificidade de ligação à escultura. Desde então foi definida sob forma de concurso internacional,modelando o seu regulamento com base no da Bienal de Veneza e da Quadrienal de Roma.

Para se ter noção da importância do evento,na primeira edição esteve presente o renomadíssimo pintor, escultor e desenhista espanhol Pablo Picasso.

Desde 1957 o evento nem sempre manteve a periodicidade prevista para uma bienal(dois anos).De 1973 a 1996,por exemplo,o evento não aconteceu por motivos económicos.Dai então,graças a Maurizio Calvesi,o evento voltou a ter a periodicidade de dois anos.Essa VIII edição contou com personalidades importantes como Louise Bourgeois, Mario Ceroli, Cèsar, Enzo Cucchi, Igor Mitoraj, Robert Morris, Arnaldo e Giò Pomodoro.

Para esse ano está confirmada a XIV edição e como sempre,são esperados grandes nomes das artes,como o irreverente e sempre muito polêmico italiano Maurizio Cattelan e o chinês Cai Guo-Qiang,muito conhecido por suas obras contemporâneas e show com fogos de artifício.

O show pirotécnico de abertura dos jogos Olímpicos de Pequim foi obra sua.

O Brasil também marca presença esse ano com o paulistano Marcelo Cidade.

Esse ano a Bienal está sendo organizada por Fabio Cavallucci e o tema é "Post Monument".O evento acontece entre os dias 26 de Junho e 31 de Outubro,e como não poderia deixar de ser,em Carrara,na Itália .


Publicado por: Murillo Fiore

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola