Topo
pesquisar

Carreira profissional

Administração

Conheça o profissional que você é.

"Escolha um trabalho que gostes e não terás que trabalhar um dia de tua vida" sentenciou Confúcio. O sucesso da carreira profissional pode-se baseia-se no entendimento de dois pontos de vistas fundamentais, trabalhar naquilo que gosta, ou trabalhar naquilo que rende mais.

Bem! Se o profissional puder unir o útil ao agradável ótimo, mas não conseguindo essa proeza, deverá estabelecer limites com relação aos seus desejos e sonhos. Desejos são variáveis que se alteram com o tempo, e muito rápido. Para planejar sua carreira o profissional, deve estabelecer alguns critérios importantes. Um deles é reconhecer suas fortalezas e fraquezas, depois, procurar conhecer as oportunidades do mercado e os eventos que, se acorrerem, poderão impedi-lo de alcançar seus objetivos. Para tais eventos, damos o nome de ameaças.

É importante o reconhecimento dessas ameaças e sua relação com as oportunidades existentes no mercado. Em resumo, é fundamental que o profissional conheça suas reais habilidades e capacidades, mas também, é importante que se conheça, entre as oportunidades do mercado, a que mais esta adequada ao seu perfil profissional. Para cada cargo disponibilizado pelas empresas, existirá sempre um perfil adequado a ser exigido. Não adianta enviar currículos para as empresas pleiteando vagas que não poderá assumir.

Nem pensem em forçar a barra, colocando habilidades que não tem. Isso poderá ser prejudicial a sua carreira. Reconhecer as potencialidades, dificuldades e procurar equilibrar-se com as exigências do mercado é fundamental para se iniciar uma carreira profissional. O reconhecimento dos pontos fortes e pontos fracos dará ao profissional a possibilidade de posicionar-se diante das oportunidades de emprego. A construção de uma carreira não se faz da noite para o dia, ela é construída aos poucos, podemos dizer que ela é construída durante todo o ciclo de vida do indivíduo.

Pelo menos durante sua fase ativa. Se tirarmos como exemplo as redes sociais, veremos que tudo que se fizer hoje em relação a postagens e comentários, poderá ser considerado positivo ou negativo para uma carreira. Por isso o futuro depende exclusivamente das escolhas que fazemos hoje, esteja ciente que assim como o futuro se constrói com ações presentes, o passado já contribuiu de forma positiva ou negativa para com seu futuro. Procure avaliar suas ações e tome sempre as melhores escolhas. Para isso tente levar em conta alguns critérios relevantes.

Conheça o profissional que você é

O autoconhecimento é a melhor forma de saber exatamente seus limites, até onde você pode chegar. É ter em mente o que se pode e deve melhorar, e procurar essa melhora. Avalie-se sempre, a todo instante, se avaliando terá noção de seus limites, não tendo isso bem claro, não saberá onde poderá chegar.

Tenha foco

Ao se conhecer o profissional saberá de seus limites, por tanto poderá a partir de agora definir onde quer chegar.Ter foco é muito importante, pois a vida nos presenteia com diversas oportunidades cada vez mais tentadoras, mas se uma dessas oportunidades me distanciar de meus objetivos, pode não valer a pena. Por isso saber onde se pretende chegar é importante para definir minhas escolhas futuras.

Saiba lidar com suas fragilidades

Todos nós temos algum tipo de fragilidade, reconhecer isso, pode ser um diferencial, por mais ameaçador que possa parecer. É importante saber o que te desmotiva, ou te deixa irritado, assim poderá evitar certos caminhos que poderá te levar a algum constrangimento a tomar atitudes que contribuíram negativamente com sua carreira.

Seja flexível, mas busque sempre colocar suas ideias na mesa

Ser flexível é muito importante, mostra respeito pelos colegas de trabalho, família etc. Mas tome muito cuidado, para não viver flexibilizando, pois suas ideias podem ser importantes, mas senão souber colocá-las na mesa de discussão, ficará difícil para se projetar na profissão.

Tenha empatia

Outra habilidade importante para o desenvolvimento de sua carreira é ter empatia, isso está relacionado a se colocar no lugar do outro, é entender suas dores, seus problemas, se colocando numa posição favorável a ajudar sempre que for possível. Pense nisso, hoje é um amigo que está com problemas, amanhã poderá ser você. Não pense que os problemas dos outros não interferem em sua vida, nós estamos interligados e, também por isso é muito importante repensar as ações.

Mantenha seu network sempre bem atualizado

Manter contato constantemente com pessoas que, na sua vida profissional, possam contribuir para a sua carreira é outra forma de contribuir com ela. Mas, não vá fazer isso apenas pela oportunidade, se possível procure manter contato e seja discreto (a), seja sincero e quando houver a possibilidade, apresente de forma clara suas intenções.


Publicado por: Marcos Demarchi

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola