Topo
pesquisar

A humildade é o primeiro degrau

Administração

humildade como primeiro degrau para a vitória.

Você conhece alguém que não dá muita bola para a humildade? Já viu alguém que por falta dela deparou-se com grandes transtornos? Por que será que esquecemos de ser humildes? Na verdade, se não todos, a maioria das pessoas sabe a importância da humildade para uma vida harmoniosa, gratificante e feliz. O problema é que nem sempre somos humildes como deveríamos. Mas, afinal de contas o que significa ser humilde? Se pesquisarmos um pouco vamos descobrir que a palavra vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. Para Sócrates "a humildade é o primeiro degrau para a sabedoria."

A sapiência de Tau-te-King revela que "três coisas agradam a todos: gentileza, frugalidade e humildade. Os gentis podem ser corajosos, os frugazes podem ser liberais e os humildes podem ser condutores de homens". Porém, apesar de ser um caminho conhecido, não raro testemunhamos grandes tropeços dos que esquecem de praticar esse mandamento tão popular. Foi assim com Hitler que tentou se apropriar do esporte para tentar provar a superioridade da raça ariana. Na Olimpíada de Berlim, em 1936, apostava o sucesso de sua teoria nos atletas louros e robustos. Perdeu. Os súditos do Reich sucumbiram derrotados por um atleta negro, o norte-americano Jesse Owens. Presente no estádio, espectador da derrota humilhante, Hitler se recusou a cumprimentar o vencedor e, como reprimenda ao corredor ariano, proibiu-o de seguir com o atletismo.

Mas, seguramente o esporte tem muitos outros bons exemplos de humildade ou falta dela. Aliás, não teria ela faltado na copa de 1982? O Brasil, com uma das seleções mais brilhantes de todos os tempos, liderado por Telê Santana, chegou na Espanha com um conjunto de talentos que encantou o mundo. Bateu a Argentina por 3 a 1, num jogo em que a imagem de Júnior sambando à beira do campo após marcar um dos gols canarinhos tornou-se emblemática. Qual foi o resultado? Teria sido um pouco de falta de humildade que levou a nossa seleção sucumbir-se a Paolo Rossi que com seus três gols acabou levando, de sobra, a Copa do Mundo?

Também, não teria sido o caso do Flamengo que após ganhar o Campeonato Carioca e tripudiar sobre a torcida adversária acabou amargando, para o humilde América do México, uma das piores derrotas de sua história, eliminando-o da Taça Libertadores de 2008?

Mas, por outro lado, o que não faltam são ótimos exemplos de grandes conquistas por gente humilde. Não precisa pesquisar muito para ver que Pelé, figura de destaque entre as grandes personalidades de todos os tempos, tornou-se, com atitudes simples e humilde, um exemplo e conquistou o mundo. Aliás, uma vez tive a oportunidade e o privilégio de viajar ao seu lado na ponte aérea Rio-São Paulo. Ele tomou a iniciativa da conversa e foi um agradável bate-papo durante todo o percurso. Não foi a toa que ele chegou aonde chegou, não é mesmo?

São tantos os bons exemplos de pessoas humildes que fica até difícil selecioná-los. Porém, não poderia deixar de citar Madre Tereza de Calcutá que com postura humilde iniciou a sua jornada na Índia e ajudou crianças, idosos e pessoas de rua a conseguirem uma vida melhor. Através da Missionária da Caridade, entre 1968 e 1989, ajudou pessoas de vários países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China entre outros.

As sábias palavras de Madre Tereza certamente ficarão eternamente em nossas mentes. Entre os seus muitos ensinamentos e bons exemplos de humildade e humanidade, ela revelou o quanto os homens de boa vontade podem contribuir para a construção de um mundo melhor enfatizando:

  • “As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas. Ame-as... mesmo assim!
  • Se você tem sucesso em suas realizações, ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos. Tenha sucesso...mesmo assim!
  • O bem que você faz será esquecido amanhã. Faça o bem...mesmo assim!
  • A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável. Seja honesto...mesmo assim!
  • Aquilo que levou anos para construir pode ser destruído de um dia para o outro. Construa-o... mesmo assim!
  • Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda, mas alguns podem atacá-los se você os ajudar. Ajude-os... mesmo assim!
  • Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo, você corre o risco de se machucar. Dê o que você tem de melhor... mesmo assim!”

Não foi por acaso que ela conquistou o mundo e foi homenageada em 1979 com o prêmio Nobel da Paz, não é mesmo? E quanto a você: tem se lembrado que “a humldade é o primeiro degrau para a sabedoria?”

Pense nisso e ótima semana.

Evaldo Costa

Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com.br

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola