Topo
pesquisar

A Espiral do Sucesso

Administração

Dicas de como conseguir sucesso.

Você busca o sucesso? Deseja conquistar algo muito importante? Já chegou ao topo e pretende manter-se nele? Muito se tem dito sobre como conseguir sucesso. De tudo que já li e ouvi uma dica ficou guardada em minha mente e vou compartilhá-la com você.

Você é quem traça seu destino. Você é o autor. Você escreve a história. A caneta está em sua mão e o desfecho é o que você escolher.
Lisa Nichols

Dentre tantos livros memoráveis sobre o assunto, não podemos deixar de mencionar O Segredo de Rhonda Byrne que aborda o assunto com maestria. A obra demonstra que o sucesso já existe dentro de cada um de nós e que, portanto, não precisamos buscá-lo fora e sim desenvolvê-lo em nosso interior. A obra evidencia, também, que a nossa vida é como se fosse um quadro-negro em branco em que podemos preenchê-lo como bem desejarmos.

O problema é que muitos de nós não sabemos como fazê-lo. Dai, o deixamos em branco ou escrevemos coisas indesejáveis, improdutivas ou repugnáveis. O livro cita exemplos de palavras que devemos registrar e praticar todos os dias. Dentre tantas, ressalta a gratidão, perdão, amor, compaixão e ação.

Entretanto, levando-se em conta autores como Dale Carnegie, Napoleon Hill, Zig Ziglar, entre outros, penso que a sintonia fina entre vários fatores psicológicos, técnicos e comportamentais seguramente levará você a grandes conquistas. Diante de tudo que já li, ouvi e pesquisei entendo que um bom caminho para alcançar o triunfo pode advir de um processo contínuo, tipo espiral, contendo os seguintes comportamentos: conhecimento, habilidade e ação.

O conhecimento é a base do processo de desenvolvimento intelectual. Sem ele não seríamos quem somos. Morreríamos todos! Até porque, precisamos dele para prevenir a nossa saúde contra todos os males, para nos alimentar corretamente e nos manter saudáveis, nos proteger contra os perigos da natureza, nos locomover, comunicar entre outros. Quando estudamos, lemos, assistimos televisão, vamos ao cinema ou teatro, estamos em contato com poderosas fontes de cultura e sabedoria.

O conhecimento precisa ser desenvolvido e aprimorado. E como isso ocorre? Quando ele é compartilhado. Para ser produtivo ele precisa ser exercitado. Se você estuda um novo idioma, o melhor será praticá-lo ou não terá valor. Se estuda uma profissão é porque, naturalmente, busca novos conhecimentos e aplicabilidades. Caso contrário, será esforço inútil, não é mesmo?

A prática diária do conhecimento e da habilidade é um dos canais pelos quais o sucesso chegará a você.

O exercício do know-how é terreno fértil para a habilidade. Eu diria que ele é a ponte do conhecimento para a realização. Você pode aprender a tocar um instrumento musical, mas terá de ter habilidade para criar uma melodia apreciável. A informação sem aptidão não garante o sucesso. É como ir ao teatro assistir uma comédia. Muita gente pode conhecer a piada que o humorista conta, porém poucos teriam perícia para fazer tanta graça. Uma pessoa com muita informação e sem nenhum talento é como se fosse ótimas sementes sem terreno adequado para semeá-las.

No entanto, se você domina as duas artes irá logo descobrir que falta um ingrediente muito poderoso, sem o qual não poderá ir muito longe. É o que chamamos de AÇÃO. É através dela que o know-how adquirido se transforma em realidade. Eu diria que o conhecimento é a base, a habilidade, os meios e a ação o produto. Você pode ter toda a informação que deseja, pode ter desenvolvido a perícia sonhada, porém se não colocar as duas coisas em prática não vai colher o resultado que tanto espera.

“Você cria seu próprio universo à medida que avança”
Winston Churchill

Imagina uma pessoa cuja meta é se tornar um humorista brilhante. Ele poderá estudar teatro, adquirir novas técnicas, desenvolver seus dotes artísticos, porém se não tomar a iniciativa e começar a praticar, provavelmente, nunca será reconhecido como tal.

Se você acha que essas dicas podem funcionar, então é só agir. Primeiro, busque estudar o assunto que deseja adquirir conhecimento, depois desenvolva habilidade adequada para a sua implementação. Dai, é exercitar e aperfeiçoar-se, pois a prática faz a perfeição. O resultado que virá você já conhece, chama-se: SUCESSO.

Pense nisso, ótima semana e até breve,

Evaldo Costa
Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Site: www.evaldocosta.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola