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A cauda longa

Como se tornar o chefe mais alto da empresa, habilidade de conduzir uma empresa, conseguir resultados e influenciar pessoas.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Tudo começa com a confiança e se expande graças a ela. Como bons profissionais nós humanos, nos ajudamos compartilhando informação e, sobretudo, confidências. Essas relações de confiança existem em toda rede saudável, além de ser uma virtude social desejável. Diz Chris Anderson autor do livro “A Cauda Longa”.

Para muitas pessoas o maior sucesso em uma carreira corporativa é alcançar a posição sênior da empresa. Alcançar a mais alta posição no mundo corporativo requer muitos anos de experiência e diversas qualidades e habilidades, tais como: a liderança, a comunicação, o carisma, o conhecimento financeiro e uma forte compreensão do negócio. Se você segue um trajeto de carreira mais tradicional no mundo corporativo, também pode se tornar um diretor executivo um dia.

Havia uma época em que essa posição era reservada para pessoas privilegiadas, geralmente vindas de famílias ricas, com educação em escolas bem conceituadas e com contatos políticos. Hoje, na maior parte, os diretores executivos chegam a sua posição devido ao mérito, quer dizer, devido a sua habilidade de conduzir a empresa, conseguir resultados e influenciar pessoas nesse nível.

Não há nenhum segredo para alcançar a posição mais alta de uma empresa, mas se você estiver seriamente considerando tentar alcançar essa posição, talvez você tenha que mudar a sua maneira de pensar, o seu comportamento, ou a sua maneira de interagir com as pessoas. Você precisa estar atento, educar-se. A melhor maneira de descobrir o que fazer para se tornar o chefe mais alto é aprender com aqueles que já conseguiram alcançar esse objetivo.

A confiança é uma capacidade gerencial, suscetível de ser aprendida e mensurada, que aumenta a rentabilidade, as possibilidades de promoção para os membros da organização e a energia positiva das relações, dentro e fora da empresa. Ter confiança em si mesmo é extremamente importante em qualquer coisa que fizermos na vida. Uma característica comum dos chefes é que eles têm mais autoconfiança do que a maioria das outras pessoas.

Como você desenvolve autoconfiança para chegar ao topo? Com pequenas vitórias. Jack Welch, o ex - CEO famoso da Companhia General Electric, sempre foi ciente da importância de construir a autoconfiança em seus subordinados. Escreveu e ensinou sobre a importância de dar aos empregados de grande potencial uma oportunidade de obter responsabilidades mais altas e de desenvolver bastante autoconfiança para poder chegar ao próximo nível na hierarquia corporativa.

Stephen Covey, na mesma linha de raciocínio, vê a confiança como um motor econômico, um acelerador do rendimento. Nada supera a velocidade que a confiança infunde diz ele, e cita os cinco princípios que regem a confiança na organização: a credibilidade, a conduta, o alinhamento, a reputação e a contribuição uns para com os outros. A confiança deve ser sempre uma via de mão dupla.

Amazildo de Medeiros 
Analista Organizacional
Matéria Técnica – Resumo/Resenha
Fonte: HSM Management 61, março-abril 2007 e Internet


Publicado por: Amazildo de Medeiros

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