Topo
pesquisar

A Bússola do Sucesso

Administração

você poderá conseguir dobrar o seu ganho muito mais rápido do que você imagina.

A bússola do sucesso

Pode parecer incrível, mas você poderá conseguir dobrar o seu ganho muito mais rápido do que você imagina. Para isso você terá que saber concentrar-se em alguns princípios básicos. O primeiro deles é ter pelo menos um objetivo que seja claro, mensurável e factível.

“Torne o mundo melhor tornando sua vida melhor”

O ideal é que as metas sejam escritas e de preferência afixadas em local que você possa vê-las ao menos duas vezes ao dia. Em seguida basta fracionar as metas em pequenas tarefas diárias. A história quase sempre mostra que o sucesso depende de disciplina. Portanto, você terá que avaliar e ajustar periodicamente as suas metas. Tanto na vida quanto na natureza, para funcionar bem, quase tudo depende de ajustes.

Já reparou a trajetória dos navios? Se fizer isso vai perceber que eles nunca seguem em linha reta. Eles navegam em zigue-zague e cabe ao comandante, o tempo todo, ajustar o leme com os indicadores da bússola. Você acha que a sua vida é diferente disso? Se parar para pensar poderá chegar à conclusão de que não é tão diferente assim. Na vida a meta significa o seu rumo, ou seja, o lugar aonde você quer chegar. Já as avaliações são como se fosse a sua bússola. Daí, se você não agir com constância, disciplina e coerência vai acabar sendo levado por ventos e marés contrárias.

“Controle o seu destino antes que alguém o faça”

Jack Welch

Além disso, você terá que encontrar motivação para não desistir no meio do caminho. Você conhece alguma pessoa que começou a fazer um regime e logo desistiu? Alguém que tenha começado a fazer um curso e o abandonou antes do fim? Alguém que passa uma vida dizendo que vai fazer algo e nunca faz? Essas pessoas não conseguem encontrar um bom motivo para seguir em frente e daí desistem. A isso damos o nome de falta de motivação.

Para chegar onde deseja procure assumir uma postura positiva e seja constante. Uma das coisas que mais atrapalham as pessoas que buscam cumprir metas é a necessidade de conseguir prazer. O prazer é uma necessidade biológica de resultado rápido. Se você tem fome e come o seu prazer é saciado. Outro exemplo: você está fazendo regime para perder n quilos. Daí, no final de semana a sua família faz uma grande festa de aniversário e tudo que você não pode comer e exposto sobre a mesa. O que acontece? Se você não for muito determinado vai acabar dizendo algo do tipo: uma vez só não vai fazer mal, e acaba devorando tudo que encontra pela frente.

Quanto mais próximo do prazer mais distante da satisfação você estará.

Mas, afinal de contas você queria ter prazer ou satisfação? A satisfação é uma necessidade psicológica. Quando você começou o seu regime você imaginava a satisfação que teria quando estivesse esbelta e pudesse usar todas as roupas que você tem no guarda roupas, não é mesmo? O problema é que por alguns instantes você achou que o prazer seria mais importante e acabou comendo o que não deveria e o que aconteceu? É isso mesmo, você adiou a data de usar as suas roupas. Portanto, quanto mais próximo do prazer mais distante da satisfação você estará.

Você deve se perguntar: agindo assim eu estarei mais próximo ou distante de minhas metas?

Neste contexto entra em cena o foco acompanhado da determinação. Agindo juntas, elas impedem que você caia em algumas arapucas que fatalmente irá colocar o seu sonho mais distante do seu alcance. Uma dica prática que sempre funciona é: sempre que você estivar diante de uma situação que poderá afastá-lo do seu ideal você deve se perguntar: agindo assim eu estarei mais próximo ou distante de minhas metas?

Pense nisso, muito sucesso e até breve,

Evaldo Costa

Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”- www.evaldocosta.com.br. E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br.


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola