Topo
pesquisar

A Arte de Resolver Problemas

Administração

Os problemas estão em todas as partes e precisamos aprender a lidar com eles.

Você lida bem com os problemas? Tem alguma técnica para evitar que eles tirem o seu sossego? Como você reage diante de uma grande encrenca? É claro que os problemas fazem parte de nossa vida. Estejamos onde quer que seja, sejamos ricos ou pobres, educados ou ignorantes, jovens ou idosos, casados ou solteiros, pessoas de negócios ou estudantes, teísta ou ateu os problemas estão em todas as partes e precisamos aprender a lidar com eles.

Se tivermos problemas no trabalho, pensemos que sem eles não estaríamos empregados. Quanto mais e maior forem os problemas, maiores serão as nossas possibilidades de triunfo. Naturalmente os problemas podem ser insignificantes como a fechadura que quebrou e não conseguimos abrir a gaveta ou muito importante como uma grave doença. O segredo está em conseguirmos encontrar soluções eficazes para todas as adversidades.

Muitas pessoas usam métodos contraproducentes para lidar com os problemas. Na maioria das ocasiões, isso ocorre devido a recusarem-se a reconhecê-los, negar a responsabilidade sobre eles, fingir ignorá-los e pensar que o tempo é a melhor solução.

Esteja convencido de que a melhor forma de lidar com os problemas é reconhecendo que eles existem. Em seguida, verifique se eles são de nossa alçada. Se for, devemos determinar o quanto sério e urgente ele é. Daí, podemos agir na dose e no tempo certo. Caso não tenhamos tal lucidez, corremos o risco de exagerar ou subestimar na dose e no tempo, daí a solução será ineficaz.

A nossa capacidade de solucionar problemas vai determinar a nossa maturidade e, em boa parte das ocasiões, será de vital importância para as nossas pretensões profissionais. Muitas vezes a capacidade das pessoas em lidar com os problemas organizacionais é preponderante para galgar um posto mais avançado.

Portanto se você for capaz de identificar com precisão os problemas, agir com habilidade no tempo e na dose certa suas chances de ser bem sucedido serão maiores. Aprenda a lidar com eles e o topo estará bem a sua frente. Ignore-os e não passará dos primeiros degraus na escada do sucesso.

Lembre-se que você não pode prever onde e nem quando os problemas irão ocorrer, mas você pode decidir como irá lidar com eles. Pense ainda que em boa parte das ocasiões os problemas não são os verdadeiros problemas, mas sim a forma como reagimos a eles.

Evaldo Costa

Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Escritor, consultor, conferencista e professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com

Blog: http://evaldocosta.blogspot.com

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola