Topo
pesquisar

9 Passos para você Definir e Conquistar suas Metas e Objetivos

Administração

Clique e confira aqui 9 Passos para você Definir e Conquistar suas Metas e Objetivos.

- Você já parou para pensar que o ano está quase acabando?

- Quais objetivos e metas você já alcançou este ano? 

- Como você está indo com os seus planos?


- E para o próximo ano, o que você está planejando conquistar?

Muitas pessoas desconhecem a importância de se definir metas e objetivos ao longo da vida e acabam simplesmente vivendo um dia após o outro no estilo "deixa a vida me levar".

Porém, se você gosta de ter algum controle sobre sua própria vida e de sentir o prazer de sonhar, planejar e conquistar o que planejou, então este artigo foi escrito para você.

Objetivos e metas servem para nos ajudar a direcionar nossa vida e nossas ações diárias. Quando não sabemos para ir, podemos acabar indo para um lugar qualquer ou até mesmo ficar estagnados no ponto inicial.

O que são "objetivos"?

Definindo os termos, "objetivo" é o que você quer ter, realizar, conquistar, construir, é o ponto onde você quer chegar. Por exemplo - Eu quero ter uma casa na praia e me tornar um homem multimilionário de grande sucesso e reconhecimento em minha área profissional.

Veja que, no exemplo acima, os objetivos ficaram meio vagos, sem uma definição muito clara ou específica, afinal existem muitas praias e tipos de casas. Uma pessoa com mais de 2 milhões já é multimilionária, mas uma com mais de 100 milhões também. E o que é sucesso para uma pessoa pode não ser para outra.

Sendo assim, para termos melhores chances de alcançarmos nossos objetivos é necessário que eles sejam bem específicos, detalhados, claros e sempre positivos, não podem ser do tipo "não quero isso ou aquilo", precisam expressar exatamente o que você quer e não o que não quer.

Exemplo: Eu quero ter uma casa com 3 quartos, uma suíte, ampla sala de estar e cozinha, com piscina e redes na varanda, de frente para a praia de Rio das Ostras. - Já ficou bem mais detalhista e específico, mas ainda pode melhorar.

Quanto mais detalhes tiver o seu objetivo, melhor. Isso ajuda a construir uma imagem mais clara e forte dele em sua mente. Quanto mais clara, forte e rica de sensações for esta imagem, melhor o seu cérebro lhe guiará até ela.

E as "metas", o que são?

Metas são os prazos que você define para alcançar os seus objetivos. São o "quando" você vai realizar seu objetivo ou "até quando" conseguirá o que planeja e deseja conquistar.

Existe também o Objetivo Principal Definido (Napoleon Hill), que é o seu principal foco de atenção e esforço. É aquele grande objetivo que você tanto deseja e que aconteça o que acontecer, você continuará buscando até conseguir.

Objetivos muito grandes e desafiadores devem ser divididos em várias etapas ou metas intermediárias.

Algumas regras úteis para a definição de metas e objetivos são:

- Defina objetivos sempre positivos. Defina o que você realmente quer, e não aquilo que você não quer.

2 - Defina objetivos de forma mensurável, ou seja, de uma forma que você possa medir o quanto você já conquistou desse  objetivo e que você possa ter certeza que o conquistou. Estabeleça referências claras para que você possa saber que alcançou o seu objetivo.

3 - Seja claro, específico e detalhista. Defina o seu objetivo com a maior clareza possível, da forma mais específica e com o máximo de detalhes que puder listar.

4 - Defina objetivos desafiadores, porém, realistas. Seus objetivos precisam estimular você a sair da sua zona de conforto e buscar ir além dos seus limites atuais. No entanto, você precisa manter os pés no chão e focar no que realmente é possível fazer no momento. Algo que seja muito difícil hoje, pode se tornar perfeitamente possível amanhã, se você dividir em partes menores e ir avançando degrau a degrau.

5 - Divida objetivo muitos grandes em partes menores, em metas intermediárias, e assim avance uma etapa de cada vez até concluir todas as etapas e conquistar o seu objetivo principal.

Exemplo: Quero viajar para Santa Catarina até o dia 25 de dezembro de 2015.

Que detalhes mais são importantes incluir neste objetivo? Como posso deixá-lo mais claro, definido, específico, realista, mensurável e desafiador para mim? Como mensurar que estou fazendo o que preciso fazer para alcançar este objetivo no prazo desejado?

6 - Escreva suas Metas e Objetivos no papel. Este é um detalhe muito importante e que lhe ajudará muito a começar a concretizar suas metas e objetivos. 

7 - Crie também um painel (quadro) de visualização e junte imagens dos seus objetivos para lhe ajudar a visualizar o que deseja. Sempre que possível, procure entrar em contato com o seu objetivo e se sentir já vivendo sua realização, sua conquista.

8 - Agradeça! - Quando você agradece, envia para o Universo a energia de que você já recebeu aquilo que buscava. E quando você faz isso, você recebe mais, porque energias semelhantes se atraem. Portanto, manifeste sua gratidão de corpo, mente e alma. Como você pretende demonstrar a sua gratidão por ter conseguido o que busca? Comece já a agir assim e verá como coisas melhores ainda começarão a acontecer em sua vida.

9 - E por fim, lembre-se de sempre celebrar e comemorar todas as suas vitórias e consquistas, pois quando celebramos, encerramos um ciclo e abrimos as portas para novas conquistas e realizações em nossas vidas.

Bem, eu poderia falar ainda muito mais sobre Metas e Objetivos, no entanto, a melhor maneira de se aprender algo é fazendo. Sendo assim, vamos à pratica!

Responda:

- Qual é o seu objetivo principal neste momento?

- O que mais você quer conquistar até o final deste ano?

- Até quando, ou quando exatamente, você quer alcançar este objetivo?

- O que você precisa fazer para conseguir?

- Qual será a sua primeira ação dentro das próximas 24 horas?

- E quais serão suas 6 ações seguintes, nos próximos 7 dias, para alcançar o seu objetivo?

Faça o exercício, escreva suas respostas no papel e entre em ação.

Um forte abraço pra você, muito sucesso em sua vida e até breve.

Leandro Lima Coach
Coaching e Educação Financeira
Master Coach Financeiro, Coach de Vida, Analista Comportamental, Professor e Escritor


Publicado por: Leandro Lima

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola